terça-feira, 27 de maio de 2014

Audiência Pública: Municipalização do trânsito no Ceará


A audiência pública, solicitada pelo vereador Deodato Ramalho e o pelo deputado estadual Camilo Santana, para discutir a municipalização do trânsito no Ceará aconteceu nesta segunda-feira (27), no Auditório Murilo Aguiar (Assembleia Legislativa do Ceará).

No debate, estiveram presentes representantes de órgãos e entidades ligadas ao tema trânsito, como o Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania, Departamento Estadual de Trânsito, Conselho Estadual de Trânsito, Comissão de Trânsito da OAB e a Federação Moto Clube do Ceará.
A proposta da municipalização parte de uma concepção democrática da cidade e do trânsito, em que, além das autoridades públicas, a representação popular é co-responsável pela edificação do espaço urbano, a partir da participação e da cidadania ativa em favor da vida.

O consultor técnico do Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania (Ibradec), Luiz Carlos Paulino, apresentou dados preocupantes do trânsito no mundo: 1,3 milhão de mortes por ano, gerando custo de 518 bilhões de dólares. Segundo ele, no Brasil, morrem 117 pessoas diariamente no trânsito, gerando custo anual de R$ 33 bilhões, sendo R$ 187 milhões gastos anualmente pelo Sistema Único de Saúde.

Para o vereador Deodato Ramalho, esse debate teve o objetivo não só de exigir que a municipalização do trânsito no Estado seja implementada, mas também de cobrar dos gestores o compromisso do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. Segundo o vereador, alguns gestores públicos acham que a implementação da municipalização vai gera impopularidade. “Isso é demagogia e falta de compromisso”, afirmou o parlamentar.

“No trânsito, 90% dos acidentes são causados pela imprudência do condutor. No Brasil, o número de mortes no trânsito é maior do que os homicídios e mortes causadas por câncer”, destacou Deodato.

O deputado estadual Camilo Santana ressaltou sobre a importância de  sensibilizar os municípios para que façam o controle do trânsito e que garantam maior segurança para os habitantes, por meio de órgãos de controle do trânsito nos municípios.

Projeto do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Humana

Na oportunidade, o vereador Deodato falou sobre seu Projeto de Indicação de criação do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Humana para a cidade de Fortaleza. O projeto de autoria de Deodato foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Fortaleza, entretanto o Prefeito Roberto Cláudio vetou o projeto sem dar a devida atenção.

“O conselho tem participação poder público e da sociedade civil organizada, pautando suas decisões na democratização da gestão do trânsito e dos transportes no Município. Espero que, em algum momento, o Prefeito se sensibilize com essa questão”, almejou Deodato.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

PROPOSTO O DIA 18 DE OUTUBRO COMO O DIA DA PAZ NO TRÂNSITO - A LEI DA BOA VIAGEM!

Na audiência pública conjunta da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza, proposta por mim e pelo deputado estadual Camilo Santana, para discutir a Municipalização do Trânsito, foi proposto pelo professor/pesquisador Luís Carlos Paulino, a instituição do dia 18 de outubro como o Dia da Paz no Trânsito - Lei da Boa Viagem - numa alusão ao grave acidente de ônibus ocorrido em Canindé, que vitimou 17 pessoas, a maioria dos quais
de Boa Viagem. Para que tenhamos a compreensão da gravidade do problema, na minha fala, destaque alguns números terríveis, como o de que no Brasil morrem mais pessoas por acidente de trânsito do que por câncer ou por homicídio. Em tese, temos que temer mais um motorista ou um motociclista do que o tumor maligno ou o homicida. Em 2012 acidentes de trânsito mataram 60.000 pessoas. No Ceará foram 2.403 (em 2011 foram 1.091). Por proposta minha a Câmara Municipal aprovamos o projeto de indicação para criação do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana. Apesar de aprovado por unanimidade o prefeito Roberto Cláudio ainda não se sensibilizou para criar o Conselho.
Curtir ·  · 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

FHC deu vexame internacional e levou sermão de Bill Clinton. HUMILHANTE!

Tempos sombrios para o Brasil! País de quatro para os Estados Unidos; para o FMI; tempos em que o chancelar brasileiro passava pela humilhação de tirar os sapatos para ser revistados nos aeroportos americanos; tempos em que Uganda era citado como exemplo ante o Brasil; TEMPOS EM QUE O SEU PRESIDENTE LEVAVA PITO HUMILHANTE EM ENCONTRO COM CHEFES DE ESTADO...

quarta-feira, 21 de maio de 2014

DEZESSEIS ANOS DE SAUDADES!

Saudades! 
Todo dia faço uma oração que ele me ensinou no tempo em que fui seu coroínha "Senhor entregou o meu passado à Vossa misericórdia; o meu presente ao Vosso amor
 e o meu futuro à Vossa providência! "
 e o meu futuro à Vossa providência! "