segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

QUEM, DE FATO, ELEITOR E CANDIDATO, COMPREENDE ESSE PAPEL?

Ou muda-se o sistema político-eleitoral ou cada vez mais teremos problemas na representação popular. Uma dica de pauta para jornalistas sérios: uma matéria sobre o atual processo de eleição! De preferência que não seja apenas nos chamados grotões do Ceará ou do Nordeste... Constatariam coisas interessantíssimas!


EDITORIAL 03/12/2012 - O POVO

O papel e a importância do vereador para a sociedade

Ao legislador, muitas vezes, cabe a articulação entre as demandas do eleitor e o executivo


A composição da próxima legislatura da Câmara Municipal de Fortaleza, que inicia suas atividades em 1º de janeiro, apresentará renovação de 44% em relação a anterior. Apesar desse índice ser menor do que o registrado em 2008, quando o percentual de renovação foi 56% , é inegável que 44% representa significativa alteração no quadro de parlamentares. Nesse sentido, reveste-se de importante iniciativa o seminário Poder Legislativo Municipal: Orçamento e Sistema Tributário, a ser realizado hoje na Casa da Indústria, promovido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC) e a FIEC, com o apoio do jornal O POVO.
A ideia do encontro, mais do que debater aspectos ligados a questão política, ou de cobrar posicionamentos corporativos, vai se pautar na linha de oferecer elementos técnicos para que os parlamentares possam exercer seus mandatos com qualidade e contribuindo para melhorar as condições de vida em Fortaleza. Para tanto, a programação da reunião vai propor leque de temas bem abrangente, que vai desde a visão geral do papel do vereador, até a função legal do parlamento. Outro ponto a ser tratado é o que diz respeito ao sistema tributário e o processo orçamentário do Município.
O debate sobre a ética na política também estará em pauta no encontro, já que ao legislador, muitas vezes, cabe a articulação entre as demandas do eleitor e o executivo, o que o põe no fio da navalha em determinados momentos dessa relação. A discussão ampliada com a futura composição da Câmara, portanto, tratando de questões técnicas, jurídicas, bem como relacionadas ao desenvolvimento da cidade, por sí, já é algo novo, que deveria ser constantemente incentivado.
Infelizmente, até por falta de informação da maioria da população, o papel do vereador é quase sempre negligenciado, ou visto como menor na estrutura política brasileira, quando este agente público deveria era ser mais demandado. Não no sentido do clientelismo, mas da possibilidade de contribuir na solução dos graves problemas que se avolumam nas metrópoles brasileiras
.

7 comentários:

Anônimo disse...

Durante o Nazismo, milhares de homossexuais foram presos ou enviados a campos de concentração onde sofrerem diversas atrocidades, como castração, mutilação, além de servirem de cobaias para experimentos médicos. Para o regime, os homossexuais eram um problema para a sociedade, pois não contribuíam com a reprodução, ou seja, não poderiam dar continuidade à raça ariana (“o povo escolhido”), e eram vistos com doentes. Para Hitler, suas ações representavam a vontade de Deus. Em seu livro Mein Kampf (Minha Luta), ele afirmou: "Acredito hoje que minha conduta está de acordo com a vontade do Criador Todo Poderoso." Até quando teremos de ouvir esses discursos, de gays como doentes, “cura gay”, de homossexuais como cidadãos de segunda categoria e com menos direitos que os demais? Vejamos a história para não repetir os mesmos erros do passado.

adriano nunes disse...

e sou a favor que a lei seja cumprida mais aqui em Boa Viagem como tudo e diferente do restante do pais, ontem (06/12) o menor foi perseguido pelo guarda municipal chamado ADRIANO, o menino foi acidentado e eles (o Guarda) deram meia volta e nao ficaram no local para dar os primeiros socorros, sinal que tambem estava errado. eles deveriam tratar todos iguais. aqui filho de rico mesmo sendo menor dirigem e pilotam motos quando bem querem. e os irresponsável dos vereadores dao apoio o que o safado do prefeito fez que e liberar geral, em entrevista este guarda disse que foi chamar a ambulancia, mentira ele poderia fazer isso por telefone.

adriano nunes disse...

A FAMILIA DESTE MENINO DO ACIDENTE PROVOCADO PELO GUARDINHA DESPREPARADO DEVERIA ENTRAR COM AÇAO CONTRA A PREFEITURA,POIS ISSO E CULPA DESTE PREFEITINHO DE MEIA TIJELA QUE ESTA GASTANDO MUITO PARA SE SEHURAR NO PODER E ESQUECE DA MERDA QUE ESTA A ADMINISTRAÇÃO DELE.

adriano nunes disse...

NAO ENTENDO TANTA GENTE FAZENDO RECLAMAÇOES DE TUDO. TODOS TIVERAM A CHANCE DE ACABAR COM ESTE CANCER NA NOSSA POLITICA (ASEEF) MAIS FORAM SE VENDER!SE PASSAMOS 4 ANOS NESTES DESCASOS MESMO ELE PODENDO SE CANDIDATAR IMAGINE QUE AGORA ELE NAO PODE POR JA ESTAR NO SEGUNDO MANDATO, TODOS PRESTEM ATENÇAO NAS NOSSOS CIDADES VIZINHA PARA PODEREM DAQUI A 4 ANOS FAZEREM COPARAÇOES DO TAMANHO DO NOSSO ATRASO. MAIS NAO FOI FALTA DE ALERTA.

Anônimo disse...

por que ? o 13º salario dos funcionarios nao estao sendo pagos, alguem sabe informar este descaso no ultimo ano de gestao.

Anônimo disse...

Gostaria de saber ja que o prefeito vai assumir novamente o q ele vai fazer em relação a varias pessoas no qual ele colocou a frente das secretárias e quase ele perdeu por causa dos maus tratos dessas pessoas com as pessoas humildes q vão procurar esses setores gostaria de saber por exemplo o que ele vai fazer com a senhora secretária da ação social que mal olha pra pessoas e outra coisa por que ela não coloca pra frente os projetos

Anônimo disse...

Vocês ainda se admiram do descaso da prefeitura pois queria q voces fosse naquele projeto chamado peti porque meu filho estudava lá e nao tinha nada as crianças saem e mais mal educadas porque os funcionarios que trabalham lá fazem e as crianças sairem mais mal educadas porque só tratam elas como animais alias como a diretora de lá q falta engolir nos os pais quando vamos falar alguma coisa gostaria de saber se nao vai ter mudança senhora secretária por favor se manifeste veja se estou mentindo ha me esqueci a senhora tb deve saber né q la e assim pq la quase nem tem aluno olha o senhor prefeito de meia tijela deveria ver mais esses seus secretários e diretores pq eles e q quase fizeram o senhor perder a eleição me esqueci são farinha do mesmo saco deve nao fazerem nada porque boa viagem estar um descaso.