quinta-feira, 22 de março de 2012

QUE NÃO SE PERCA A MEMÓRIA...

Importante registro histórico. Isso nos leva a uma reflexão sobre um dos pontos que eu sempre destaco como a grande revolução promovida pelo governo Petista do presidente Lula: acabamos no Nordeste a vergonha de vermos brasileiros/nordestinos tendo que "invadir" cidades em busca de alimentos. Na minha infância e adolescência presenciei, inúmeras vezes, na minha cidade e em outras cidades do sertão Central e dos Inhamuns, homens, mulheres, crianças, jovens, velhos, famintos tendo que se submeter à humilhação de formarem filas na entrada das cidades, ocasião em que recebiam migalhas (normalmente um punhado de farinha e algumas rapaduras) para não adentrarem nessas cidades, cujos comércios, nesses vergonhosos momentos, eram fechados com receio das invasões. Mesmo já formado e no exercício da advocacia ainda cheguei a defender trabalhadores rurais de Tauá processados porque se apoderaram de alimentos da CONAB em algumas dessas ocasiões. Por mais essa, valeu Lula! Valeu PT! Valeu povo brasileiro. (Comentário sobre a matéria abaixo postada no facebook pelo companheiro Silvanar, de Aracoiba).
20 ANOS DE UMA GRANDE LUTA DO POVO!!!
 P.S.: Esta foto aqui postada, é mera ilustração, já que não disponho de nenhum registro. Se alguém por aí tiver, pode postar para contribuir com este resgate. Tinha até outro dia, um recorto do Jornal Diário do Nordeste do dia 23 de março de 1992, que aparecia ao fundo da multidão, uma imagem da Churrascaria Minha Deusa, bem nova e bonita.

No dia 22 de março de 1992, um ano de seca das brabas, um grupo de 5.000 trabalhadores rurais, fez uma grande caminhada, saindo de sua casas de madrugada, vindos dos mais diversos recantos do município de Aracoiaba, realizaram a maior manifestação popular que Aracoiaba já viu.

Com apoio Da Paróquia, tento a frente o Padre Carlos Alberto (Pároco da Cidade) , Irmã Neuba Maciel, a Equipe da Comissão Pastoral da Terra e outras pessoas da Paróquia, houve um grande movimento na cidade, no sentido de garantir água e alimentos para as pessoas famintas (na época, não tinha nenhum dos programas sociais, hoje existentes). Foi um movimento muito bonito de ver.

Porém, o movimento não era bem visto pelas autoridades. O fato é que a polícia agrediu a quem encontrava pela frente, sem poupar nem mesmo pessoas idosas (eu pessoalmente, fui beneficiado com três borrachadas no lombo, que ainda hoje dói quando me lembro). Esse dia, ficou marcado na memória de muita gente, como o dia em que os pobres foram tratados como bandidos, pelas autoridades em Aracoiaba.
Se por um lado foi trágico, também comemoramos algumas vitórias. Pois com o movimento estampado na imprensa estadual (basta pesquisar e ver no Jornal O Povo e Diário do Nordeste de 23 de março de 1992), as autoridades estaduais foram acionadas e pela primeira vez, um Secretário de Estado do Governo do Estado do Ceará, visitava a Comunidade de Passagem Funda, onde uma grande multidão o esperava, debaixo de uma castanhola, no terreiro de Dona Terezinha Paz, uma das lideranças que apoiava o movimento. Era o Dr. José Moreia, Secretário de Agricultura do Estado do Ceará. E na ocasião, o mesmo anunciou a inclusão do Município de Aracoiaba, no Plano Estadual de Emergência.

Não poderia deixar de fazer esta memória, de um dia tão importante na nossa história. Não era nenhum doutor, nenhum político, nenhum vulto sagrado.. mas o próprio povo, fazendo sua história.

Tenho mais relatos deste episódio e poderemos postar no momento oportuno. Se este comentário gerar um debate aqui no facebook, estou aberto a, na medida do possível, debater.

Abraços,

Silvanar Soares Pereira
silvanarlutador@yahoo.com.br
85 - 99370969 .

Nenhum comentário: