domingo, 11 de dezembro de 2011

UNICEF confirma Cuba como o único país sem desnutrição infantil das Américas e que eliminará a pobreza até 2015.


Por Mano Gamba, no site gamba.cl

No mais recente relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância ( UNICEF ) intitulado "Progress for Children Um Relatório sobre Nutrição" descobriram que no mundo de hoje existem 146 milhões de crianças menores de cinco anos com graves problemas desnutrição infantil . Segundo o documento, 28% dessas crianças são da África, 17% do Oriente Médio, 15% na Ásia, 7% na América Latina e no Caribe, 5% na Europa Central, e 27% para outros países em desenvolvimento.

Cuba no entanto não tem esses problemas, sendo o único país na América Latina e Caribe que a desnutrição infantil foi removida, tudo graças aos esforços do governo para melhorar a nutrição, especialmente os grupos mais vulneráveis. Além disso, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura ( FAO ) também reconheceu Cuba como o país com mais progresso na América Latina na luta contra a desnutrição.

Isto é porque o governo cubano garante uma cesta básica de alimentos e promove os benefícios da amamentação , mantendo-se o quarto mês de vida, o aleitamento materno exclusivo e complementar com outros alimentos até os seis meses de idade. Além disso, eles são feitos a entrega diária de um litro de leite fluido para todas as crianças de zero a sete anos de idade. Juntamente com outros alimentos, como geléias, sucos e carnes, que são distribuídos de forma eqüitativa.

Não admira que a própria Organização das Nações Unidas ( ONU ) coloca o país na vanguarda do cumprimento de desenvolvimento humano. E por último mas não menos a 2015, Cuba tem entre seus objetivos para eliminar a pobreza e garantir a sustentabilidade ambiental.

E tudo isto apesar dos 50 anos de embargo, embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos ...

2 comentários:

Anônimo disse...

Que pena que os cubanos não tenham o direito de escolher seus representantes. Mais um dia eles vão conseguir isso.

Aí daqueles que protestem ou critiquem o regime ai,ai,ai........

Anônimo disse...

Em boa viagem agente pode escolher mas, tem cada representante escolhido que não vale nem a pena.