sábado, 17 de dezembro de 2011

Morre aos 88 anos o ator e diretor Sergio Britto


DE SÃO PAULO - Uol.

Atualizado às 11h17.
Morreu na manhã deste sábado (17) o ator e diretor Sergio Britto, aos 88 anos. Ele estava internado desde novembro no Hospital Copa D'or, no Rio, por conta de problemas cardiorrespiratórios. O velório ocorrerá à tarde na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), no centro.

Em agosto, ele já havia sido internado no mesmo hospital, ao apresentar um quadro de bronquite e infecção respiratória.
Luciana Whitaker - 26.abr.95/Folhapress
O ator e diretor entre fitas de vídeo da sua videoteca
O ator e diretor entre fitas de vídeo da sua videoteca
Nascido em 29 de junho de 1923, o ator começou a carreira em 1945 e participou em 1948 de uma histórica montagem de "Hamlet" estrelada por Sérgio Cardoso. Renomado nome do teatro brasileiro, com dezenas de prêmios, trabalhou em mais de cem peças, passando de 90 as que subiu ao palco como ator.
À Folha, porém, Britto disse que só começou a se considerar ator em 1953, com as estripulias de "Uma Mulher e Três Palhaços".
Em 1959, foi fundador, em São Paulo, do Teatro dos Sete, em parceria com Gianni Ratto, Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Ítalo Rossi. Duas décadas depois, fundaria, no Rio, o Teatro dos Quatro, sala que funciona até hoje. Foi também diretor do Centro Cultural do Banco do Brasil.
Na televisão, ele foi o diretor de "Ilusões Perdidas", primeira novela da TV Globo, em 1965.
A mudança na carreira aconteceu quando ele deixou os papéis de galã, adequados ao seu então perfil atlético, e passou a fazer espetáculos difíceis como "Fim de Jogo" (1970), "Tango" (1972), "Autos Sacramentales" (1974) e "Quatro Vezes Beckett" (1985).
Britto relatou sua tentativa de suicídio, quando cortou os pulsos, aos 22 anos. Segundo ele, era uma tentativa de se libertar, livrar-se da medicina que estudou para agradar os pais --cursou até o sexto ano, na Faculdade da Praia Vermelha, e formou-se em 1948.
Cinemaníaco compulsivo, tinha uma coleção com milhares de fitas de vídeo, a maioria filmes de todas as épocas. As demais eram gravações de ópera, outra de suas paixões.
Em 2010, lançou a autobiografia "O Teatro e Eu" (Tinta Negra), em que fala dos grandes amigos, como Fernanda Montenegro, e dos colegas com quem se desentendeu, casos de Beatriz Segall, Laura Carneiro, Osmar Prado e outros.
Neste ano, o ator contracenou com Suely Franco na peça "Recordar é Viver", dirigida por Eduardo Tolentino, em texto de Hélio Sussekind.

2 comentários:

LURDINHA FACA AFIADA disse...

NUM TEM ISSO NÃO SEU SAMPAIO QUEM É DESONESTO VAI SEMPRE TENTAR FURAR OS CONTROLES, AS FISCALIZAÇÕES. TALVEZ UM DIA ISSO QUE VOCÊ DIZ ACONTEÇA MAIS SERÁ POR CONTA DA MELHOR EDUCAÇÃO DOS ELEITORES, SÓ ASSIM A SOCIEDADE SE LIVRARÁ DE PÓLÍTICO BANDIDO.

Fora Já!!! disse...

Chegou a hora de não votar.

Afinal, o processo está viciado. A mídia faz do eleitor o que bem quer.
Corrupto virou ético. Anormal virou normal. Fazer política "é botar a mão na merda". Partido e voto viraram mercadorias.
O emprego desapareceu. A exclusão cresce. Discriminação, terror, violência e a drogas se espalham em Boa Viagem.
A barbárie toma conta do município. O serviço público virou calamidade. A natureza está sendo destruída. O estado democrático virou um mero administrador da crise. A política está impotente diante disso tudo. Está no fim.

Então, para que votar? Será que não está na hora de nos rebelarmos?

Não estamos surpresos(as) com tudo isso. Muito pelo contrário, estamos alertando que os impasses da política não serão passageiros.

Vamos dar adeus às ilusões! Essa crise não vai ser revertida. Nem através dela se realizará qualquer transformação social. A política nos mantém como expectadores diante da destruição da humanidade e do município.


FORA TODOS!!!

BOA VIAGEM NÃO AGUENTA MAIS.