quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

É MELHOR ERRAR POR EXCESSO DE CUIDADO...

52 novos casos são notificados em Pedra Branca

O número de casos suspeitos de gripe A, em Pedra Branca, subiu para 480. Porém, Sesa avalia que surto começa a perder fôlego. Quixeramobim e Boa Viagem também registraram casos de suspeita da doença
01.12.201101:30
dar tamanho
Segundo Arruda Bastos, todos os casos suspeitos foram medicados (SARA MAIA
)
Segundo Arruda Bastos, todos os casos suspeitos foram medicados (SARA MAIA )

Subiu para 480 o número de casos notificados de gripe A em Pedra Branca (distante 261 quilômetros de Fortaleza). Um aumento de 52 casos em relação à terça-feira (29). Porém, os dados são vistos com otimismo pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). “Pelo que vimos, agora há uma tendência de redução. Em Pedra Branca, a fase de pico do surto já foi superada”, afirma o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca.

O último domingo, 27, está sendo considerado o dia de maior pico de notificação do H1N1 na cidade, com 168 casos suspeitos, de acordo com a vice-prefeita de Pedra Branca, Zélia Lins (PDT). Até o momento, há 13 casos confirmados da doença.

Em Boa Viagem (42 quilômetros de distância de Pedra Branca), já foram contabilizados 12 casos suspeitos, conforme o diretor-clínico do hospital municipal da cidade, Gutemberg Mendes. Segundo ele, como todos os casos foram considerados leves, não houve notificação para a Sesa.

“Os pacientes com suspeita da doença que se enquadram no grupo de risco já estão sendo medicados. Se algum caso grave aparecer, será internado”, afirma Gutemberg. O médico aponta que todas as pessoas infectadas foram à Pedra Branca ou tiveram contato com alguém que passou pela cidade.

Em Quixeramobim (distante 83 quilômetros de Pedra Branca), a suspeita é de que um bebê de nove meses tenha contraído a doença. “Ele apresentou os sintomas da gripe e recebeu medicação para febre. O resultado dos exames saem amanhã”, informa a secretária da Saúde de Quixeramobim, Adriana Pimentel. Segundo ela, o bebê esteve em Pedra Branca antes de os sintomas começarem a aparecer.

Os casos de Boa Viagem e Quixeramobim não foram confirmados pela Sesa, pois a secretaria não recebeu a notificação das suspeitas. O único caso que está sob investigação é do estudante Leonardo dos Santos, 18 anos, em Quixadá. Os exames laboratoriais foram realizados e, agora, a Sesa aguarda pelos resultados. A suspeita é de que a gripe A tenha chegado à Pedra Branca por meio de pessoas que trabalharam no corte de cana no interior de São Paulo.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Mais 52 casos de gripe A são notificados em Pedra Branca, chegando a 480 o número de suspeitos com a doença. Sesa avalia que surto começa a perder força. Boa Viagem e Quixeramobim também apresentam casos suspeitos.

Saiba mais

Casos suspeitos são medicados
O secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, diz que todos as 428 pessoas com suspeita de gripe A em Pedra Branca, até terça-feira, foram medicadas com o Tamiflu, anti-viral que combate a doença e corta a transmissão do vírus. Nenhum paciente apresentou sintomas graves. 

Evolução dos casos
23/11: Primeiros casos de gripe A em Pedra Branca informados à Sesa.
24/11: Sesa envia equipes de profissionais para a cidade. 25/11: 91 casos de gripe A são notificados, com 11 confirmados.
26/11: 284 casos notificados e 13 confirmados.
29/11: 428 casos notificados
30/11: 480 casos notificados


Geimison Maia
geimison@opovo.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil faz feio no ranking mundial da corrupção elaborado pela ONG Transparência Internacional. De acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira, o país caiu quatro posições em relação ao ano passado – e ocupa agora a 73ª colocação em uma lista composta por 183 nações. O resultado envergonha, mas não surpreende, justamente em um ano em que o Brasil já assistiu à queda de cinco ministros por envolvimento em esquemas corruptos – e está prestas a assistir à sexta, de Carlos Lupi (Trabalho).

A Transparência Internacional estabelece notas de zero a dez para os países. A pontuação mais próxima de zero indica que uma nação é vista como muito corrupta, enquanto as que se aproximam de dez são classificadas como menos corruptas.

Para distribuir as notas, a ONG realiza pesquisas com especialistas e executivos dos 183 países avaliados. Os entrevistados avaliam como percebem a presença da corrupção nas instituições públicas dos países onde vivem. Após estabelecer as notas, a ONG elabora o ranking comparativo. Ocupam as primeiras posições as nações em que a corrupção se faz menos presente.

Brasil - Em 2011, o Brasil obteve nota 3,8, 0,1 ponto superior à verificada no relatório divulgado em 2010. A pontuação, embora tenha apresentado leve alta, coloca o país atrás de nações como Gana (68º), Namíbia (57º), Arábia Saudita (57º) e Cuba (61º). O Chile voltou a ser o país latino-americano mais bem situado na classificação, ao obter 7,2 pontos dos 10 possíveis. O país ocupa a 22ª posição do ranking. Na sequência vêm Uruguai (25ª posição global, com nota 7,9) e Porto Rico (39º lugar, nota 5,6).

margarida disse...

e muita falta de vergonha destes vereadores, enquanto nos funcionarios trabalhamos o mes inteiro para ganhar um salario minimo este BOIS DE PRESEPIOS
ganham muito para trabalhar uma vez por semana ainda tem coragem de faltar, fora, nao tenho
prova mais todos sabemos que eles ganham com esquema com o prefeito, mais a culpa nao e deles nao e sim nossa,
eleitores que era para nos quebarmos esta camara de vaga......

Deodato Ramalho disse...

A corrupção é realmente um câncer que corrói as nações. O grande desafio é acabar com a impunidade. A experiência de punição para os corruptos, no Brasil, é muito recente e ainda precisa avançar muito. No nível federal já se vê muita coisa ocorrendo nesse sentido, embora no âmbito do judiciário ainda são muito tímidas. Infelizmente também na sociedade, especialmente no interior, a cumplicidade com os corruptos é uma coisa vergonhosa. Vejam aqui em Boa Viagem: as maiores lideranças são corruptas e muita "gente boa” não só bate palmas prá elas como amaldiçoam quem ousa denunciá-las. Alguns atê escrevem fazem comentários neste blog agredindo quem não comunga com essa patifaria. Alguns (desses que festejam os corruptos de Boa Viagem), hipocritamente, lançam comentários falando desse câncer
que é a corrupção. Haja hipocrisia!
1 de dezembro de 2011