sábado, 19 de novembro de 2011

Todos escrevem ao Presidente


Diagnóstico de câncer faz Lula receber cerca de mil cartas por semana. Remetentes incluem artistas e líderes estrangeiros

Em carta, o cantor Zeca Pagodinho chama  Lula de "eterno presidente" e pede para que São Braz, o protetor dos portadoresde doenças na garganta, o proteja.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, risca à caneta o protocolar "excelência" da correspondência oficial e dirige-se a Lula como "Querido Presidente Amigo".

Desde o diagnóstico do câncer na laringe, há pouco menos de um mês, o ex-presidente já recebeu mais de 3 mil mensagens de solidariedade, de acordo com o Instituto Cidadania, organização não governamental fundada por Lula. Uma conta de e-mail (saudelula@icidadania.org ) foi criada especialmente para receber esse tipo de mensagem. E tem ficado abarrotada.

A notícia sobre tumor na garganta do ex-presidente, classificado como de agressividade média pela equipe responsável pelo tratamento de Lula, teve forte repercussão no exterior. Foram enviadas cartas de todas as partes.

"Eu próprio e Maria, minha mulher, aqui estaremos para acompanhar, de forma solidária e muito amiga, esse percurso, que esperamos seja breve", escreveu o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

"Sua amizade e seus conselhos sempre serão muito valiosos para mim", disse o presidente peruano, Ollanta Humala.

Novo "look"

O instituto, que tem servido como uma espécie de canal  de comunicação de Lula, divulgou cópias das cartas e e-mails enviados ao ex-presidente. Antes, a entidade já havia publicado um vídeo mostrando um Lula rouco, ao lado da mulher, Marisa Letícia, falando sobre o tratamento do tumor, que mistura quimioterapia e radioterapia, e agradecendo o apoio recebido pela internet. Fotos sem barba e cabelo também foram divulgadas na página do instituto na internet, e a imagem de Lula sem sua maior marca registrada, a barba, ganhou as primeiras páginas dos jornais.

"Vi Lula hoje com um novo "look". Está como eu, coco pelado, porque está fazendo quimioterapia", comentou o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Nenhum comentário: