sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O APEDEUTA MAIS DOUTOR DO MUNDO

De: Maria Rodrigues
Em homenagem ao aniversário
do homem que mudou a face
do Brasil, cujo exemplo repercute 
no mundo que o convoca, para ouví-lo
e homenagiá-lo. Que Deus o ilumine
sempre mais e lhe dê forças para
cumprir sua missão de paz!
Grande abraço querido Presidente
LULA!!!
Maria RodriguesClique em mim!
Lula recebe no México o Prêmio Amalia Solórzano.
De: Raul Longo

26 Outubro 2011

Lula tem 50 convites para receber diplomas de doutor honoris causa pelo mundo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aproveitar os próximos meses para se dedicar à sua atividade internacional. Ele só vai tirar os pés do acelerador de sua agenda de palestras no exterior quando começar a campanha eleitoral de 2012, à qual quer se dedicar como cabo eleitoral do PT. Foi o que afirmou Clara Ant, a ex-assessora da presidência e atual diretora do Instituto Lula, em visita a Israel nesta semana a convite da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Brasil. Na noite de quarta-feira, Lula recebeu, no México, o prêmio Amalia Solórzano, oferecido a personalidades que se destacaram no trabalho pelo desenvolvimento do seu país. A arquiteta e fundadora do PT revelou que Lula tem, na fila, nada menos do que 50 oferecimentos de diplomas de doutor honoris causa de universidades pelo mundo, mas sua equipe não consegue encontrar tempo para responder a todos os convites. Desde que deixou o governo, o ex-presidente já recebeu sete diplomas e estuda, agora, aceitar o da Universidade Hebraica em Jerusalém - que fez o convite em março do ano passado, quando o ex-presidente visitou Israel.
- Todos querem Lula, no mundo. Partidos políticos, governos, instituições, ONGs, universidades... Os pedidos de visitas e palestras são incontáveis. É impossível atender a todos. Temos mais convites do que na época em que ele era presidente e a equipe do instituto é menor do que a do governo - revelou Clara ao GLOBO, sem revelar o valor cobrado pelo ex-presidente por palestra, que estima-se chegar a US$ 150 mil. 

- Jurei a mim mesma que nunca seria responsável pela agenda do Lula, mas é exatamente o que tenho feito agora - confessou, numa reclamação branda.
Lula recebe título de doutor honoris causa em Paris - Foto: Divulgação Segundo Clara Ant, o interesse mundial tem dois principais motivos. O primeiro é o fato de que Lula deixou o governo com 84% de aprovação depois de seu segundo mandato. "Isso é muito raro no mundo. Em geral, líderes tomam posse fortes e deixam o poder enfraquecidos, principalmente depois de oito anos no comando. Estão todos muito curiosos", afirmou.
O segundo motivo seria o crescimento econômico brasileiro e o comportamento do país durante a crise financeira mundial de 2008.. Para Clara Ant, diversos países querem saber a receita brasileira de "combate à fome, pobreza, desigualdade social, desemprego, falta de oportunidades e moradia ao mesmo tempo em que lida com uma crise econômica internacional". Esse foi justamente o tema da palestra que ela deu em Tel Aviv para cerca de 60 empresários israelenses e brasileiros. O comércio entre os dois países aumentou 35% de 2009 a 2010 e hoje está estimado em US$ 1,8 bilhão.
Arquiteta se irrita com pergunta sobre gafe de ex-presidente
Em hebraico fluente, ensaiado durante os cinco dias de viagem ao país, a arquiteta nascida na Bolívia de família judia - que tem parentes em Israel e estudou arquitetura, na juventude, por dois anos no Instituto Technion, na cidade de Haifa - destrinchou passo a passo as medidas tomadas pelo governo Lula para conseguir que 28 milhões de brasileiros se elevassem a cima da linha de pobreza e 39 milhões subissem para a classe média.
- Criamos 15 milhões de novos empregos em oito
anos de governo. E a presidente Dilma continua nesse viés. Desde que ela tomou posse, mais dois milhões de postos de trabalho foram criados - afirmou, entusiasmada.

A arquiteta só perdeu a calma quando foi perguntada sobre o mal-estar causado, durante a visita de Lula a Israel, pela recusa do ex-presidente em visitar a túmulo do fundador do sionismo, Theodor Herzl, o que levou o ministro das Relações Exteriores do país, Avigdor Lieberman, a boicotar o pronunciamento do líder brasileiro no Knesset (o Parlamento local) e melindrou a comunidade brasileira e a imprensa local. A recusa foi encarada por alguns como desaprovação da ideologia sionista, que prega a existência de um Estado Judeu no Oriente Médio, até porque Lula aceitou visitar o túmulo do ex-presidente palestino Yasser Arafat, em Ramallah, na Cisjordânia.

- Foi só uma questão de coordenação de agendas entre nós e os diplomatas israelenses. Não se pode reclamar apenas disso e ignorar que Lula foi duas vezes a Israel, visitou o Museu do Holocausto, discursou no Congresso, foi recebido pelo primeiro-ministro e pelo presidente. Isso tudo é sinal de apoio ao país. Quem fez feio foi o Lieberman, que destratou Lula em sua visita - respondeu Clara Ant, visivelmente irritada.
O Globo 

5 comentários:

maria dias disse...

A Grandeza

Grande é apenas aquele que se sente igual aos outros, pois a maior grandeza que possuímos é aquilo que compartilhamos com todos os seres humanos. Quem sente essa grandeza dentro de si e a reconhece se sabe grande e, ao mesmo tempo, conectado a todos os outros seres humanos. (...) Ele ama os outros na grandeza destes e é amado por eles devido à sua propria grandeza. Por isso, essa grandeza une todos os seres humanos com humildade e amor.

Quem se exalta sobre outros perde a ligação com estes. Ele se retrai deles, e eles por sua vez se retraem. Por isso essa presunção causa solidão e desconfiança. Quem se exalta deve temer que os outros o rejeitem, que esperem secretamente que caia de sua alturam presunçosa, até que volte a ser igual aos outros. Sim, ele mesmo espera secretamente por essa queda, porque a própria alma não suporta essa presunção por longo tempo. Ele acaba cometendo erros incompreensíveis a estranhos, mas que estão em harmonia com sua alma. (...)

A verdadeira grandeza é exigente, porém de uma maneira benfazeja, pois do mesmo modo que ela reconhece os outros, espera esse reconhecimento também por parte deles. Essa exigência beneficia a todos. Ela une onde a exigência presunçosa ou a que se recusa à ação grandiosa separa.

Faz parte da grandeza que eu reconheça em mim aquilo que de especial me foi dado e, ao mesmo tempo, aquilo que é especial em cada outro ser humano. Por isso também o especial é algo comum a todos os seres humanos e une, ao invés de separar, porque também o especial está a serviço do todo. Por isso o especial é mesmo, onde parece ser diferente, no todo, igual a qualquer outro.

(Bert Hellinger - Liberados somos concluídos)

Anônimo disse...

HÁ UM ERRO TERRÍVEL NESSA CONSTATAÇÃO.

A PALAVRA APEDEUTA, NÃO SE APLICA AO PRESIDENTE LULA.

A PALAVRA MAIS CORRETA E MAIS ADEQUADA AO LULA, SERIA ILETRADO.

APEDEUTA, SEGUNDO O AURÉLIO É IGNORANTE, SEM INSTRUÇÃO NENHUMA.

LULA, TEM INSTRUÇÃO SIM, TEM A FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO DE TORNEIRO MECÂNICO NO SENAI DE SÃO PAULO. TUDO ISSO EM 1962.

AGORA, ILETRADO É BEM DIFERENTE, É AQUELE QUE NÃO SE DEDICOU AOS LIVROS, A LEITURA E POR AÍ VAI.

Deodato Ramalho disse...

Sugiro ao amigo(a) que fala sobre o significado de apedeuta examinar, também, o significado de ironia.

Anônimo disse...

Me desculpe se estiver errada, mas acho que esse texto da Maria dias tem destinatário, e o destinatário percebeu a intenção do remetente e acho também que não gostou.

Anônimo disse...

Meu Deus, eu nao acredito que tenha sido a dona Maria Dias,a esposa do falecido Mazinho, que tenha colocado esse texto aqui. Acho que foi uma pessoa de mesmo nome. Será que ela está mudando, será que ela nesses últimos 3 anos aprendeu o que é HUMILDADE OU SERÁ POR CAUSA DA PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES?

ALINE SE EU FOSSE VOCÊ ANDARIA MENOS COM SUA MÃE NAS RUAS, UM DIA TIVE O DESPRAZER DE ENCONTRAR VOCES NO CENTRO DA CIDADE.
VOCÊ COMO SEMPRE É MUITO PARECIDA AO SEU PAI, SAIU ESBANJANDO SIMPATIA, FALOU COM TODOS QUE ESTAVAM AO SEU REDOR, ENQUANTO SUA MÃE COM A MESMA CARA DE SEMPRE, NÃO ESBANJOU UM SORRISO SE QUER E COM TODA SUA HUMILDADE PARECIA QUE ESTAVA COM RAIVA DO MUNDO.
TENHO MEDO DE VOTAR EM VOCÊ ALINE E VOCÊ NAO TER PULSO PARA LIDAR COM O AUTORITARISMO DE SUA MAE NA POLÍTICA.