sábado, 2 de julho de 2011

“Todo dia é um mandado de prisão preventiva em cima de mim, como se tivesse feito tudo. Assim como eu, existem mil Moraisinhos".

Preso, Moraisinho afirma que tem medo de morrer

Empresário está recolhido numa delegacia de Fortaleza, que é mantida sob sigilo por questão de segurança, e diz que seu nome está sendo utilizado indevidamente em muitos casos. Segundo ele, há "mil Moraisinhos no Ceará"

02.07.2011| 01:30


  • Moraisinho é acusado de ser peça central em esquema de corrupção que tomou conta do interior cearense Moraisinho é acusado de ser peça central em esquema de corrupção que tomou conta do interior cearense
Apontado pelo Ministério Público Estadual como um dos mentores do esquema de fraudes em licitações em prefeituras cearenses recentemente descoberto, o empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, diz ter medo de morrer. O POVO descobriu onde ele está preso há 45 dias, em local que a Polícia e o Ministério Público mantêm sob sigilo por questões de segurança, e na noite da última quarta-feira conversou com ele, com exclusividade, sob as vistas de um delegado especializado.

O POVO opta por não identificar o local onde Moraisinho se encontra recolhido, a pedido dele próprio, já que diz ter sido ameaçado de morte. O empresário afirma que vem tomando remédio controlado para tentar diminuir a tensão.Em conversa de cerca de meia hora com O POVO, o empresário admitiu sua parcela de participação em alguns casos, mas alegou que não agia sozinho e que não é o culpado em todos as denúncias feitas contra ele. “Se todo problema em licitações de prefeituras no Ceará for atribuído a mim, vai ser um absurdo. Todo dia é um mandado de prisão preventiva em cima de mim, como se tivesse feito tudo. Assim como eu, existem mil ‘Moraisinhos’ no Ceará”, desabafou.

Moraisinho diz ser dono apenas de uma empresa -a Falcon Construtora e Serviços Ltda -, dentre as apontadas pelo Ministério Público como participantes do esquema fraudulento. Quanto às outras empresas consideradas “laranjas” pelos promotores que participam da investigação, ele diz que “ter uma empresa no Brasil é difícil, imagine ter mais de uma”.

O empresário ressaltou, ainda, que não se conforma com a maneira como estão expondo o seu nome. “Não é querendo ser santo, mas estão colocando muita coisa em cima de mim”, reforça Moraisinho, acrescentando que outras pessoas também estão envolvidas no caso.

“Existe prefeito preto e prefeito branco, mas burro não existe mais não”, disse Moraisinho durante a conversa, referindo-se à defesa de alguns prefeitos investigados, que alegaram ter sido “ludibriados” pelo empresário.

Para o futuro, o empresário e estudante de Direito de 39 anos, que disse ter “envelhecido 10 anos no último ano”, pretende sair da prisão e reconstruir a sua vida. “O que eu posso fazer agora é me defender na Justiça”.

Entrevista

Demonstrando-se receoso em muitos momentos, Moraisinho não aceitou ser fotografado e só admitiu gravar uma entrevista com a presença do seu advogado de defesa, Paulo Quezado. O empresário, inclusive afirmou ter interesse em concedê-la, alegando que desde o início do caso não tem tido oportunidade de se defender na imprensa. “Estão querendo fazer de mim um monstro, o que eu não sou”, destacou. O POVO fez contato com o advogado, ainda na quinta-feira, e ele disse que precisava falar pessoalmente com seu cliente, no dia seguinte (ontem).

Ontem, O POVO voltou a fazer contato para tentar viabilizar a entrevista com o empresário. Apesar da presença da repórter no local onde ele está preso, de 15h até 20h30min de ontem, conforme tinha sido acertado, a ausência do advogado tornou a entrevista impossível.


Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Moraisinho é peça-chave na investigação em torno de esquemas de fraude de licitações em prefeituras recentemente descobertos. Portanto, o cuidado demonstrado em protegê-lo é totalmente justificável.


FRASES

“Todo dia é um mandado de prisão preventiva em cima de mim, como se tivesse feito tudo. Assim como eu, existem mil ‘Moraisinhos’ no Ceará”.

“Estão querendo fazer de mim um monstro, o que eu não sou”.

“Não é querendo ser santo, mas estão colocando muita coisa em cima de mim”.

“Existe prefeito preto e prefeito branco, mas burro não existe mais não”. Raimundo Morais Filho, empresário

Ranne Almeida
ranne@opovo.com.b

5 comentários:

Anônimo disse...

Coitadinho do Moraisinho, safado deste, acho é pouco.

Anônimo disse...

Ademir Carneiro é uma vergonha como vereador, pense em um vereadozinho fuleragem! Não faz nada pelo o povo, e ainda quer ser prefeito de Boa Viagem, que pena Ademir vai ficar só no querer! Um homem que se diz oposição deveria no mínimo estar fiscalizando a administração de Boa Viagem, só faz requerimento pra isso, pra quilo pense em um desmantelo, vai,vai vai se borá carniça! Há leva a Mocinha e o resto da cambada.

Anônimo disse...

Por acaso tem um vereador mudo na câmara, porque não vejo a Clicia falar absolutamente nada, pesando bem se for para falar como o resto é melhor ficar mudo. Águas Belas só tem representante de bosta, antes era o vereador lagartixa (Zé Preto) só balançava a cabeça nas sessões da câmara, agora é a Clicia, lagartixa ela não é mais é uma estatua.

Anônimo disse...

Tenho plena convicção que Boa Viagem necessita de novos nomes na política, queria muito que o atual prefeito não se reelegesse, mais lamentavelmente as chances do mesmo ser eleito são muito grandes, as oposições são muito fracas, Ademir não tem nome não tem projeto não vejo nada que interessa ao povo nele, muito fraco. O PT que deveria ser a grande oposição é todo desarticulado os seus principais dirigentes não têm nenhuma intimidade com o povo à maioria das pessoas não os conhece, Deodato Neto só conhece o escritório onde tem aqui em Boa Viagem, Marcio Ary um ótimo nome mais não vejo ele em lugar algum, Ernandes Brito outro bom nome é descriminado pelos os próprios colegas, enfim não tem indenidade com o povo, não tem a intimidade com as pessoas, não procuram se articular com as associações comunitárias fazer reuniões nas comunidades, conhecer as pessoas fazendo visitas, criando um laço amizade é lamentável o PT de Boa Viagem, perguntem para o povo em especial os da periferia e do interior quem conhece de fato os dirigentes do PT de Boa Viagem, afinal deixo aqui uma pergunta quem é o Presidente do PT de Boa Viagem? Alguém conhece?

Deodato Ramalho disse...

Tirando a parte que diz que esses companheiros do PT não têm identidade com o povo, e fala da necessidade de novos nomes, lamentavelmente tenho que concordar com a análise do anônimo aí de cima. Quais seriam esses novos nomes? Cairiam do céu? Ou seriam os mesmos de sempre, que se apresentariam sob nova roupagem?
Ter identidade com o povo seria ostentar a demagogia barata do tomar cachaça nos botecos? Deixar que o "povo" passasse as mãos na bunda, como uma expressão chula de ser popular (refiro-me a isso por que no passado não muito distante isso era cantado como uma grande qualidade do líder)? Ser processado de alguma forma? Frequentar as páginas policiais?
As dificuldades, concordo, são reais. A apatia, infelizmente, é geral. O PT de Boa Viagem tem sim uma parcela de responsabilidade nisso, pois ainda não foi capaz de mobilizar os corações e as mentes dos boa-viagenses para despertar para a necessidade de mudança. Que nos proteja e também nos perdoe por essa situação vexatória.