sábado, 7 de maio de 2011

COMISSÃO DA VERDADE, JÁ!

(Na foto: Roberto Gomes, presidente da Habitafor de Fortaleza; ministra Maria do Rosário; Deodato Ramalho e Dimitri Cruz, Coordenador de Direitos Humanos de Fortaleza).

Ministra confia em aprovação da Comissão da Verdade

Maria do Rosário disse que a intenção do governo pretende apurar a verdade, mas sem revanchismo

07.05.2011| 01:30

A ministra-chefe da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, disse estar confiante na aprovação do projeto de lei que institui a Comissão da Verdade. O assunto tramita na Câmara dos Deputados e é alvo de polêmica dentro do próprio governo.


Maria do Rosário acredita em aprovação rápida da criação da Comissão da Verdade (DEIVYSON TEIXEIRA) Maria do Rosário acredita em aprovação rápida da criação da Comissão da Verdade (DEIVYSON TEIXEIRA)

A ministra-chefe da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, disse estar confiante na aprovação do projeto de lei que institui a Comissão da Verdade. O assunto tramita na Câmara dos Deputados e é alvo de polêmica dentro do próprio governo.

Maria do Rosário foi recebida ontem, no Palácio da Abolição, pelo chefe de gabinete e irmão do governador Cid Gomes (PSB), o deputado estadual licenciado Ivo Gomes (PSB).

Entusiasta da comissão, proposta para investigar os crimes ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985), a ministra admitiu que o tema ainda é tabu entre a população brasileira.

“No entanto, é preciso que saibamos o que aconteceu com essas pessoas que fizeram parte da construção do País”, explica. Ao se referir à Comissão da Verdade na África do Sul, baseada na reconciliação, a ministra ressaltou que a pretensão do Governo brasileiro é de “fazer uma Comissão sem revanchismo, privilegiando a apuração da verdade e o reconhecimento da dignidade das vítimas”.

Segundo Rosário, o mais importante é que informações sobre o desaparecimento de pessoas durante a ditadura militar sejam levadas ao Ministério.


Universalização

A ministra também destacou a importância da Secretaria na organização de indicadores divulgados por institutos de pesquisa do País, para subsidiar o Governo na formulação de políticas de direitos humanos.

Rosário frisou, ainda, a necessidade do resgate para a área no País, que, segundo ela, estava perdida. “Algumas pessoas insistem em dizer que os direitos humanos só servem para bandidos. É preciso romper com esse conceito e com essa errônea afirmação. Os direitos são de todos os cidadãos”, defendeu.

ENTENDA A NOTÍCIA

A proposta de criação da Comissão da Verdade foi enviada ao Congresso pelo ex-presidente Lula em maio do ano passado. Um dos objetivos é esclarecer circunstâncias de torturas e mortes na ditadura militar.

SAIBA MAIS


Na visita da ministra à Assembleia Legislativa, o movimento Crítica Radical pediu, mais uma vez, a libertação do italiano Cesare Battisti. Como resposta, Maria do Rosário afirmou que é contra a extradição do italiano e que “a questão é de direitos humanos”. Mas ela destacou que espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o caso com “bom senso”. No entanto, a ministra disse que o Executivo não pode interferir na decisão da Corte e que “só resta aguardar”.

Durante a audiência pública, jovens do município de Iguatu entregaram a ministra um processo de denúncia contra possíveis torturas que estariam acontecendo na cidade. Rosário se comprometeu a ler o material e a acompanhar o caso.

Membros do Movimento dos Pdvistas Federais do Ceará , que são ex-trabalhadores do serviço público que pediram demissão voluntária ao Governo Federal, também estiveram na audiência e solicitaram à ministra ajuda na aprovação dos projetos de lei que garantirão a reintegração desses ex-servidores ao serviço público. De acordo com o movimento, os trabalhadores foram enganados pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), porque até hoje não receberam as indenizações e nem as capacitações prometidas pelo Governo para quem pedisse demissão voluntária.


VAMOS NÓS: Enquanto os acovardados ou acomodados, até mesmo dentro do governo, para diz o mínimo, teimam em não resgatar essa dívida histórica com o País e com o seu povo, esse resgaste, de uma certa forma, começa a ocorrer através de várias iniciativas da sociedade, como, por exemplo, o que acontece agora com a novela/documentário AMOR E REVOLUÇÃO. O governo não pode ficar inerte, submetido às pressões de segmentos, especialmente militares e seus financiadores privados, que mancharam a história da Nação com a arbitrariedade, a perseguição, as prisões ilegais, a tortura , o exílio e a morte. COMISSÃO DA VERDADE, JÁ!

5 comentários:

CARLOS ALBERTO disse...

ETA VEREADORZINHO HIPOCRITA ESTE ANCHIETA, POR QUE ELES SO FORAM CORRER ATRAZ DESTE HOSPITAL QUANDO HOUVE COBRANÇA NA RADIO AM LIBERDADE? DEPOIS DO LEITE DERRAMADO TENTARAM ENGANAR O POVO FAZENDO ESTA VIAGEM DE PASSAIO, SO BEBENDO E COMENDO A NOSSA CUSTA, VAO AGORA TENTAR PELOS MENOS ARRUMAR O QUE NOS TEMOS, QUE ESTA ENTREGUE AS BARATAS. HIPOCRITAS VAG......, SEM VERG......

Anônimo disse...

João o Deodatim tá certo o prefeito influenciou mais foi derrotado na eleição do segundo turno do hospital. o anchieta que tá se rendendo a labia dos assefs que não consegue enxergar que o a rosa vieira quis preservar os vereadores de pressão do prefeito e colocou a votação secreta. Arbitrario e ditador foi o fernando assef que´fez a ATA do Conselho e mandou os conselheiros assinar, sob ameça da chefona Valda do Gutemberg, do hosptial, da secretaria da saude, da prefeitura e do.... mundo.

CARLOS ALBERTO disse...

Anchieta deixa de demagogia, procure agora consertar a merd....de voces e procure precionar este prefeito a mudar a direçao da CASA DE SAUDE, no lugar de pagar mais de 20 mil a este gutemba, que agora nem data e carimba receitas que ele passa temos que correr em toda farmacia para ver se alguem consegue ler o que este merd...escreve. TENTE PELO MENOS DEIXA ESTE HOSPITAL ATENDO PELO O MNOS UMA FRATURA DE DEDO.

´Luís Carlos ! disse...

NUNCA VI UM VEREADOR TÃO QUEIMADO COMO ESSE ANCHIETA.

SANTO DEUS, COMO ELE É HIPÓCRITA, O QUE ELE DIZ NÃO SE APROVEITA PARA 24 HORAS.

TÁ JOGANDO NO TIME DOS ASSEFS.

CUIDADO ANCHIETA, O FILHO DO CHICO NEGUINHO É CANDIDATO PELO BEZERRIL.

Anônimo disse...

SOU DO MORADORA DO BEZERRIL E SE O CHICO NEGUINHO FOR CANDIDATO PELO BEZERRIL MINHA FAMILIA INTEIRINHA E ALGUNS AMIGOS A QUAL JÁ SE CONVESA VOTAREMOS NELE.
ANCHIETA NUNCA MAIS.