sexta-feira, 15 de abril de 2011

FORTALEZA GANHA DOIS MEGAS EMPREENDIMENTOS.

Bairro deve ganhar nova cara com construção de shopping

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Fortaleza

As ruas no entorno de onde o novo empreendimento será construído devem se tornar movimentadas. A esperança de moradores e comerciantes da região é de que o Papicu passe a ser mais cuidado pelo poder público.


  • Espaço de 200 mil metros quadrados terá shopping e condomínios comerciais e residenciais (RAFAEL CAVALCANTE) Espaço de 200 mil metros quadrados terá shopping e condomínios comerciais e residenciais (RAFAEL CAVALCANTE)

A cidade é um espaço em transformação. Uns destroem, outros constroem e assim as metrópoles mudam de cara. Seguindo essa lógica, Fortaleza vai crescendo e exigindo mudanças de hábito dos fortalezenses. Em breve, os moradores da região leste vão ter como vizinho um shopping com 114 mil metros quadrados. O empreendimento será construído no Papicu, no terreno que abrigou a fábrica da cervejaria Astra, conhecido como prédio da Brahma, implodido em maio do ano passado.

Mas as vias da região estão preparadas para o fluxo gerado por um shopping center? Para o geógrafo e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Borzacchiello da Silva, não. “Trata-se de área com só uma via de circulação de porte, que é a (avenida) Santos Dumont”, cita. Borzacchiello lembra que empreendimentos como os shoppings trazem movimento. “Na Santos Dumont já temos hospitais, centros médicos, supermercados de grande porte. Tudo isso aumenta a densidade, aumenta o fluxo”, lembra.

Além do sistema viário precisar de mudanças para a chegada do shopping, os moradores da região lembram da importância de se investir em outras necessidades do Papicu: iluminação pública e segurança. Na opinião do porteiro Edvaldo Faustino, 27, que trabalha em um prédio na rua José Rangel, esses quesitos “tem que melhorar e muito”.

A quantidade de ônibus passando pela região agrada os moradores, que lembram ainda a proximidade com um terminal de ônibus, o que facilita o deslocamento. Se os coletivos serão suficientes para os consumidores do Riomar Shopping Fortaleza, só o futuro indicará. Até lá, seguem circulando seis linhas - três de ônibus e três de topique.


Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), chegando qualquer pedido ao órgão, um estudo de demanda é feito para readequar o sistema de transporte coletivo da região. Atualmente, as duas linhas que transitam pela rua Lauro Nogueira, onde fica a entrada do terreno, transportam, diariamente, pouco mais de seis mil pessoas.


A mudança da paisagem deve passar ainda pelo fim das árvores no entorno do terreno. O destino delas ainda não foi definido. Porém, Francisco Bacelar, diretor de Divisão Imobiliária do Grupo JCPM, responsável pelo shopping, garante que ele será erguido em área já limpa do terreno, onde era a fábrica. Além disso, o empreendimento será construído através de uma Operação Urbana Consorciada da construtora com a Prefeitura, como informou com exclusividade a coluna Vertical S/A, do O POVO, na última quarta-feira.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Deodato Ramalho, explica que isso obriga a construtora a dar uma contrapartida para o município. Segundo a coluna, com o shopping pronto, a Lagoa do Papicu deve ser mantida pelo JCPM, que também realizará treinamento de moradores do Titanzinho.

Trânsito

Para construção do Riomar Shopping Fortaleza precisará ser apresentado um Relatório de Impacto Sobre o Trânsito (RIST). O documento, necessário para qualquer empreendimento de grande porte, é elaborado pela construtora e apresentado à Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Quem explica é o presidente do órgão, Fernando Bezerra. “Os técnicos analisam o fluxo de veículos em toda região envolvida e a acessibilidade necessária”, diz. De acordo com Bezerra, ainda não é possível confirmar se as mudanças serão executadas pela Prefeitura ou construtora.

ENTENDA A NOTÍCIA

O terreno na rua Lauro Nogueira, no Papicu, abrigou a cervejaria Astra e a Brahma. O espaço é vizinho à Lagoa do Papicu e fica próximo do Hospital Geral de Fortaleza. A região é conhecida pela violência e pelo abandono.

Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br

OBS: O outro megaempreendimento é um shopping semelhante na Parangaba, que já se encontra em análise na Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMAM.

4 comentários:

Anônimo disse...

ACORDA BOA VIAGEM!

A RÁDIO LIBERDADE FEZ UM GOL DE PLACA AO ENTREVISTAR O MÉDICO DOUTOR HERMES QUE FOI PRATICAMENTE FORÇADO A PEDIR DEMISSÃO PELA PREFEITURA DE BOA VIAGEM E DIREÇÃO DO HOSPITAL ADILIA MARIA.

MAIS PREOCUPANTE AINDA QUANDO ELE COMEÇA A NOS LEMBRAR A EXTENSA RELAÇÃO DE MÉDICOS QUE FORAM IGUALMENTE A ELE FORÇADOS A PEDIREM DEMISSÃO DO HOSPITAL: VAMOS A RELAÇÃO: 1. DR. HERMES (CIRURGIÃO) 2. DRA. NILZETE (PEDIATRA) 3. JULIANDERSON (CLINICO) 4. ERILSON (CIRURGIÃO) 5. MONTENEGRO (ORTOPEDISTRAM E TRAUMATOLOGISTA) 6. ARAGÃO (PEDIATRA) 7. NEILA (CLINICA), DENTRE INÚMEROS OUTROS MÉDICOS...

O PREFEITO FERNANDO ASSEF, A DIRETORA DO HOSPITAL VALDA FEREIRA OU QUALQUER OUTRA PESSOA DA ADMINISTRAÇÃO TEM CORAGEM DE DESMENTIR O DOUTOR HERMES, TENHO CERTEZA QUE ESTE BLOG E RÁDIO LIBERDADE ESTÃO ABERTOS PARA OUVI-LOS.

PORÉM, DUVIDO QUE ALGUEM APAREÇA, POIS TUDO QUE ELE DISSE É LIMPA E CRISTALINA VERDADE.

INCLUSIVE, ESTÃO PERSEGUINDO DO MESMO MODO OUTROS SERVIDORES, A TÉTÉ IRMÃ DO RUBÃO E A MARA TECNICA DE ENFERMAGEM - PODERIA FALAR MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO E "ASSÉDIO MORAL", PRÁTICA CORRIQUEIRA NESTE HOSPITAL

ASS.: VERA VERDADE!

Anônimo disse...

A Rádio Liberdade.

Por favor, repitam essa entrevista sábado pois tem muita gente que não pode ter houvido hoje.

marabenicio.simpatica@gmail.com disse...

vera te agradeço muito:o interesante e que sengundo comentarios e que eu fui demitida por maus tratos,e hoje em dia o que vejo sao pacientes sendo desrespeitados humilhados e ai,quem os maltrata Eu:onde esta acomisao de mal tratos que me jugaram .mas le digo uma coisa hoje estou melhor do que se estivese ali aquentando abusa de uma pessoa que nao sa be nem o que sau de ou gestao hospitar

Anônimo disse...

ATENÇÃO! Se eles alegarem que a Dra. Nilzete saiu pq se aposentou! MENTIRA! a mesma se aposentou na Gestão anterio, dai foi contratada tb na Gestão anterior e permaneceu na atual, inclusive pagou caro, pois, pedia voto no seus Consultório para o Nandim, achando ela que o mesmo tinha mudado, coitada, caiu do cavalo.Também não aguentou tanta humilhação e pediu as contas, depois fizeram uns remendos e ela voltou, mas continuou as humilhações e como a mesma tem "dignidade" pediu as contas e foi EMBORA.Dra. "VALDA" vc sabe que ewstou falando a verdade, pois vivi ao seu lado todo este problema.