quinta-feira, 31 de março de 2011

ORGULHO DE SER BRASILEIRO. VALEU LULA!


Historiador britânico: Lula é o mais bem-sucedido de seu tempo 31 de março de 2011 • 11h52 - Portal Terra.

Lula recebeu título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, em Portugal

Foto: AFP

Em ensaio publicado na revista London Review of Books, o historiador marxista britânico Perry Anderson afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "político mais bem-sucedido de seu tempo". Segundo o ensaísta, Lula é o "único líder mundial" cuja popularidade se reflete "não na moderação, mas na radicalização no governo". "Esse sucesso se deve muito a um excepcional conjunto de talentos pessoais, um misto de sensibilidade social e frieza política, ou - como sua sucessora, Dilma Rousseff, identifica - racionalismo e inteligência emotiva, sem falar em seu bom-humor e charme pessoal", afirma Anderson. De acordo com Anderson, a chegada de Lula ao poder está atrelado ao fortalecimento do movimento sindicalista no País e à criação do PT. "A ascensão de Lula de trabalhador de chão de fábrica a líder de seu País nunca foi um triunfo individual: o que tornou isso possível foi a principal revolta sindical do último terço do século passado, criando o primeiro - e único, até o momento - partido político moderno do Brasil, que se tornou veículo de seu crescimento. A combinação de uma personalidade carismática e uma organização de massa nacional foram instrumentos formidáveis", diz o historiador. Entretanto, segundo Anderson, Lula precisou enfrentar uma série de crises em seu primeiro mandato até chegar, no ano passado, à popularidade recorde de 80% de aprovação. O historiador cita o medo dos investidores internacionais no primeiro ano do governo Lula, com o risco da economia brasileira ser contaminada pela crise na Argentina; o escândalo do mensalão, em 2005; e o envolvimento de membros do primeiro escalão do governo em denúncias de corrupção, como Antonio Palocci, José Dirceu e Luiz Gushiken. Para o historiador, dois fatores foram fundamentais para a "virada" de Lula. O primeiro foi o crescimento da economia, impulsionado principalmente pelo bom momento internacional, especialmente com o "boom" das exportações de soja e ferro para a China. O segundo, e talvez mais decisivo, foi a implantação do programa Bolsa Família - "o programa que agora é indelevelmente associado a Lula". "O custo efetivo do programa é uma ninharia. Mas seu impacto político foi enorme. Não só porque ele ajudou, mesmo que modestamente, a reduzir a pobreza e estimulou o consumo nas regiões mais castigadas do País. Não menos importante foi a mensagem simbólica que o programa passa: que o Estado se preocupa com todo brasileiro, não importa o quão miserável e oprimido seja, como cidadãos com direitos sociais em seu País. Com essa mudança, a identificação popular de Lula se tornou a sua habilidade política inabalável", afirma.

VAMOS NÓS: Depois de um dia intenso de trabalho, aqui em Estocolmo, Suécia, onde aprofundo as nossas articulações visando reproduzir, em Fortaleza, excelentes políticas públicas de sustentabilidade ambiental, acesso a net e encontro esse artigo sobre o nosso grande Lula. Quando aqui são meia noite e vinte minutos e aí 19h20 (escuto a hora do Brasil, pela nossa Liberdade), lembrei-me logo de que, hoje, quando viajamos para fora do Brasil, não somos mais associados ao carnaval, mulatas e Pelé. Já há um bom tempo a associação desse sagrado chão brasileiro é ao patamar de desenvolvimento que o Brasil chegou no governo Lula. A personalidade mais falada, mais admirada, é ele: o "cara". Luis Inácio LULA da Silva. Vou dormir com um só pensamento: orgulho de ser brasileiro. Orgulho de ser PT. Orgulho de ser companheiro do maior presidente da história brasileira. Valeu Lula. Depois colocarei fotos dos nossos encontros com o secretário do Meio Ambiente de Estocolmo e de outros membros do governo da capital sueca.

6 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito ja anda pelos bares da cidade, toda vez é assim, ele dá um chá de sumiço e antes das eleições volta todo bonzinho, cheio de propostas!

Povo abestado que ainda cai na labea desse larapio, sei nao viu......

Anônimo disse...

JAÃO ALVES,
GOSTARIA DE PEDIR P/ VC INCENTIVAR AS PESSOAS A ASSISTIR O GLOBO REPORTER DE HOJE, É SHOW DE BOLA.
KARINA

Anônimo disse...

GLOBO REPORTEM DE HOJE É MUITO BOM

Deodato Ramalho disse...

Caro Roberto, acabo de chegar ao hotel. Estou agora acompanhando o Liberdade a Voz do Povo. Aqui são 17h55. Abraço a todos.

Anônimo disse...

É verdade que o advogado da câmara vai pedir a cassação do prefeito?!!

Anônimo disse...

A Câmara Municipal de Boa Viagem? tenha fé em Deus meu querido(a), com esse vereadores lagartixa, NUNCAAAAAAAAAAAA