domingo, 20 de junho de 2010

COMO AJUDAR SEU FILHO A NÃO ENTRAR OU A SAIR DA DROGA.


Assunto da semana - Jornal O POVO.
Como os pais podem ajudar os filhos a se prevenir contra as drogas?

19/06/2010 16:00
Atualizada às: 19/06/2010 03:58

Ter um lar

“Um relacionamento familiar de qualidade, não necessariamente de muitas horas, onde predomine um ambiente de amizade, de confiança, de respeito, de cuidado com o outro, exemplo, onde exista diálogo sobre todos os assuntos entre os membros desta família é de vital importância num processo natural de prevenção contra o uso de drogas.
O conhecimento por parte dos pais sobre este tema é imprescindível. Como esclarecer, como discutir, como prevenir, sem conhecer os tipos, efeitos, males e consequências das drogas? Os filhos precisam de um ”lar”; é num lar que existe a orientação que eles necessitam para nortear suas vidas. Uma casa pode não ser um lar. Lar é ambiente de amor, amizade, compreensão e cuidado.”
TEREZA MUNGUBA
Diretora Desafio Jovem


Diálogo

“Todos responderão que o diálogo é fundamental. Mas ninguém se ocupa em dizer para os pais como se constrói este diálogo que não aparece como mágica na adolescência. Creio que trata-se de um projeto de educação que começa na primeira infância. Os pais precisam “liderar” (portanto os pequenos não podem fazer o que querem ). Precisam ser modelos admirados pelos filhos e precisam estar presente durante todo o crescimento de forma a estar atento para a formação moral. Devem estar presentes nas feiras escolares, no cinema, no chão construindo um quebra cabeça. Educação é detalhe, é dia a dia. Não existe diálogo construido na adolescência como magia. Na adolescência os pais já perderam ou não seus filhos.”
ADRIANA OLIVEIRA LIMA
Doutora em Educação

Confiança
“Em primeiro lugar é preciso que os pais tenham um diálogo aberto com seus filhos sobre o problema das drogas, de forma isenta de preconceitos, para que os jovens possam ter a liberdade e a confiança de que encontrarão nos pais uma fonte segura de informações. Fechar-se ao diálogo ou fazê-lo de forma preconceituosa e estereotipada pode ser o caminho mais curto para o afastamento entre pais e filhos com relação a temas como drogas e sexo. É preciso ainda que os pais reivindiquem que esse debate seja feito na escola, de modo que o aluno também, no ambiente escolar, sinta-se à vontade para tirar dúvidas e obter informações sobre as consequências do uso de drogas”.
ARTUR BRUNO
Professor e deputado estadual (PT)

Amor
“ O segredo é amá-los sempre acima de qualquer coisa, jamais negligenciar tempo e perdão quando se fizer necessário. Nunca abrir mão desse amor, seguindo o exemplo do Pai Celeste que nunca deixou de nos amar apesar de sermos tão pecadores. Esse sentimento deve ser expresso aos filhos no diálogo amigo, no falar sincero, na repreensão e disciplina constante. Devemos ter o conhecimento de si mesmo e do outro (o filho) através da tomada de consciência de que problemas todos têm, independentemente de poder econômico.Agora, como abordar esses problemas é questão de escolha. A droga quando chega, ela não escolhe o rico ou o pobre, ela entra na vida do adolescente com a oportunidade. A presença dos pais sempre juntos aos filhos é muito importante”.
DINAIR BARBOSA DE SÁ
Psicóloga

Zelo
“A informação por si só, por mais que seja clara, não é suficiente para que a pessoa não use drogas.Essas substâncias químicas sólidas, líquidas ou gasosas estão cada vez mais próximas do que imaginamos.
Os pais devem zelar e cuidar cada vez mais dos seu filhos, estar mais atentos, desconfiar sempre da possibilidade de os filhos sofrerem influências negativas.Nós, de fato, conhecemos os amigos dos nossos filhos?
Não podemos nos descuidar nem um pouco do bem estar psicológico e emocional dos nossos filhos, mantendo sempre a harmonia familiar.”
FALBE CRSITINO
Diretor de Escola Pública

4 comentários:

Anônimo disse...

A pessoa que devia tomar a frente desse martírio dos pais de família, é o Prefeito de Boa viagem.

Anônimo disse...

Boa Viagem hoje poderia estar com umas 300 casas construidas. Infeizmente nosso povo está abandonando. Não existe Prefeitura e nem deputados.

Anônimo disse...

PRONTO O ESTALEIRO JÁ É PASSADO, AGORA VAMOS COBRAR DA PREFEITA A REQUALIFICAÇÃO DO TITÂNZINHO...

Anônimo disse...

Kfouri, o ateu do mau X Kaká, o cristão
O engano e a contradição de Kaká
Frase de Kaká, poucas horas atrás, em entrevista coletiva, em resposta ao repórter da ESPN-Brasil, André Kfouri, meu filho:
“Há algum tempo os canhões do seu pai são disparados contra mim. A artilharia dele está voltada contra mim. Eu queria aproveitar a pergunta para responder às críticas que ele vem fazendo, e o que me deixa triste é que o problema dele comigo não é profissional, mas porque ele não aceita minha religião. Porque eu sou uma pessoa que segue Jesus Cristo. Eu o respeito como ateu, e gostaria que ele me respeitasse como [seguidor de] Jesus Cristo, como alguém que professa a fé em Jesus Cristo. Não só a mim, mas a todos os milhões de brasileiros que acreditam em Jesus Cristo”.
Kaká se engana e enfiou Jesus onde Jesus não foi chamado.
Critico sim o merchandising religioso que ele e outros jogadores da Seleção costumam fazer, tentando nos enfiar suas crenças goela abaixo.
Mas não abri bateria alguma contra ele, provavelmente mal assessorado, tanto que o considerei o melhor em campo no jogo contra Costa do Marfim.
Apenas noticiei que ele sofre com seu púbis e há quem avalie que isso o levará a encerrar a carreira prematuramente.
Ele negou as dores no púbis ao dizer que sente dores como qualquer jogador profissional e que o prazer de jogar pela Seleção o faz superá-las.
Aí caiu na primeira contradição, pois ao atribuir às dores que sentia a sua má atuação na Copa da Alemanha, quatro anos atrás, declarou que não jogaria mais com dores.
E hoje mesmo, na entrevista coletiva, ao responder sobre se seria operado do púbis depois da Copa respondeu que esta era uma questão delicada e que os médicos divergiam a respeito.
Mas, para quem não tem nada no púbis, como alegou, por que cogitar de tal hipótese?
Talvez só Deus saiba.