domingo, 29 de novembro de 2009

Os 45 anos de sacerdócio do “Anjo rebelde”
Dom, 29 de Novembro de 2009 22:08
Publicado: 29 de novembro de 2009 às 18:28 (Blog do Eliomar de Lima)
Padre Haroldo agradece, ao lado do padre João Jorge.














Um clima suprapartidário marcou, nesta manhã de domingo, na Igreja do Carm (Cntrto de Fortaleza), a missa em comemoração aos 45 anos de ordenação sacerdotal do padre Haroldo Coelho. Lideranças de ONGs, entidades de classe, associações e até políticos de vários matizes participaram do ato litúrgico que reuniu um total de 12 padres, o número dos apóstolos de Cristo, em torno desses religioso considerado por muitos um “anjo rebelde”.
Sob olhares de Lúcio Alcântara, o abraço de Dom Edmilson.
Padre Haroldo Coelho, visivelmente emocionado, renovou votos de amor à causa dos trabalhadores, dos pobres e dos marginalizados do mundo. Não se esqueceu de lembrar durante a cerimônia com velas acesas personalidades que marcaram sua trajetória como homem, religioso e político. Entre esses, Che Guevara, Wladimir Herzog, Zumbi e até Kadaf.
Atualmente filiado ao PSOL, ele fez apelo para que os homens de boa vontade possam entrar na política e buscar a boa política.
Ao fundo, ex-prefeita Maria Luiza vários convidados.

Entre as presenças nos cuprimentos, que se estenderam com almoço em casa do Centro, estavam: o ex-governador Lúcio Alcântara, o vereador João Alfredo (PSOL), o titular da SRT-CE, Papito de Oliveira, dom Edmilson da Cruz, os poetas Auriberto Cavalcante e Alaércio Flor, a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele, professor Antonio Mourão Cavalcante, o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado, o prefeito de Maracanaáu, Roberto Pessoa, o ex-reitor da Uece, Cláudio Régis Quixadá, o empresário Carlos Castelo, o ex-deputado federal Iranildo Pereira, José Maria Pontes (com sua mãe, dona Georgina, de 94 anos), os poetas Auriberto Cavalcante e Alaércio Flor, o jornalistza Paulo Tadeu, o vereador Alípio Rodrigues (PTN) e Valdetário Monteiro, este presidente eleito da OAB do Ceará.
OS PADRES
Além do pároco João Jorge, o padre Haroldo Coelho concelebrou com os padres Manfredo Oliveira, Josenir, Edmilson, José Francisco, Francisco Bezerra, João Pessoa, Frei Oliveira, Francisco José, Apolônio, José Haroldo e Edmilson.
(Fotos – Paulo Moksa)
VAMOS NÓS: O padre Haroldo Coelho é um ícone não apenas da Igreja Católica, mas de todos os que, verdadeiramente, professam a fé em Cristo. A fé revolucionária, que só é própria naqueles que são capazes de dar a vida pelo irmão. Esse é o padre Haroldo. Lamentei não ter podido comparecer à justa e importante comemoração em torno dessa grande figura humana e apóstolo fiel do Cristo vivo. Parabéns padre Haroldo.

2 comentários:

Prof Alfredo Carlos ! disse...

Colegas blogueiros,

Padre Haroldo Coelho é uma das maiores expressões Democráticas da Igreja Católica Cearense e do Brasil. Figura impar, nos faz lembrar Dom Hélder Câmara, sempre esteve ao lado da classe trabalhadora, dos operários, dos sindicatos e dos oprimidos. Nunca se negou a denunciar as torturas aos presos políticos, aos estudantes e aos intelectuais perseguidos durante o regime militar. O anjo rebelde da igreja católica como era chamado, escreveu uma página inteira digna de ser lida por todos e todas daqui para diante e para a vida inteira. Parabéns Padre Haroldo!

Anônimo disse...

Padre Aroldo é uma agradável exceção.

Que bom que nem todas maçãs do cesto são podres.