segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DIA DA CRIANÇA.


Editorial do Jornal O POVO de 12.10.2009.
O Dia da Criança deve ser motivo de reflexão sobre a situação da infância no país. O decreto é 1920, mas a indústria e o comércio a tornaram conhecida no Brasil
São compreensíveis os apelos publicitários e a movimentação no comércio em datas especiais, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e, também, Dia da Criança. O que se deve evitar, no entanto, é a ausência de reflexão sobre o verdadeiro sentido dessas celebrações. O Dia da Criança, que transcorre nesta segunda-feira, foi instituído no Brasil na década de 20, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho que tomou a iniciativa de apresentar projeto de lei criando um dia em homenagem às crianças. O Congresso Nacional aprovou a propositura e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto de nº 4867, de 5 de novembro de 1924. A data, no entanto, só passou a ser comemorada a partir de 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela realizou campanha conjunta com a Johnson & Johnson denominada ``Semana do Bebê Robusto``, com o propósito de aumentar a venda dos seus produtos. Em seguida, outras empresas resolveram criar também a Semana da Criança, com idêntico objetivo. Em 1961, os fabricantes de brinquedos decidiram optar por uma única data para a campanha e desenterraram o antigo decreto. A iniciativa obteve sucesso e, desde o início dos anos 60, o Dia da Criança vem sendo celebrado com presentes e anúncios na mídia. É data expressiva para o comércio brasileiro, notadamente o segmento de brinquedos. A maioria das nações mundiais festeja o dia das Crianças em 20 de novembro. É que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece a data como Dia Universal das Crianças, quando se celebra ainda a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. O documento diz, entre outras coisas, que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente foi promulgado em 1990, com a finalidade de estabelecer os direitos e as responsabilidades das pessoas nessas faixas de idade. O documento estabelece mecanismos de proteção nos setores de educação, saúde e trabalho e põe fim às punições legais para adolescentes, que, em casos de desvio de conduta, passam a ser tratados com medidas educacionais e de proteção. É reconhecido, desde a Antiguidade, que a infância é componente principal para o desenvolvimento do eu e da personalidade de todo o ser humano. Daí a necessidade de cuidados especiais com relação às crianças.

O dia de hoje deve ser, portanto, um momento para se refletir sobre a situação das crianças brasileiras.

2 comentários:

ROGILSON disse...

Andando por Assaré
Conversando com uma neta
Do Patativa que canta
Canta versos populares
Que quando repensados
gera até repercussão
E quando há reflexão
Dentro de uma contextualização
Sentimos uma aproximação
dO VERSO DE SUA "PRISÃO"
PREFEITURA SEM PREFEITO:
Prefeitura sem prefeito(por Patativa do Assaré)

Nessa vida atroz e dura
Tudo pode acontecer
Muito breve há de se ver
Prefeito sem prefeitura;
Vejo que alguém me censura
E não fica satisfeito
Porém, eu ando sem jeito,
Sem esperança e sem fé,
Por ver no meu Assaré
Prefeitura sem prefeito.

Por não ter literatura,
Nunca pude discernir
Se poderá existir
Prefeito sem prefeitura.
Porém, mesmo sem leitura,
Sem nenhum curso ter feito,
Eu conheço do direito
E sem lição de ninguém
Descobri onde é que tem
Prefeitura sem prefeito.

Ainda que alguém me diga
Que viu um mudo falando
Um elefante dançando
No lombo de uma formiga,
Não me causará intriga,
Escutarei com respeito,
Não mentiu este sujeito.
Muito mais barbaridade
É haver numa cidade
Prefeitura sem prefeito.

Não vou teimar com quem diz
Que viu ferro dar azeite,
Um avestruz dando leite
E pedra criar raiz,
Ema apanhar de perdiz
Um rio fora do leito,
Um aleijão sem defeito
E um morto declarar guerra,
Porque vejo em minha terra
Prefeitura sem prefeito.

Prof Alfredo Carlos !! disse...

Colegas blogueiros,

O dia de hoje é de muitas responsabilidades para todos nós.`É preciso que todos nós homens e mulheres, repensemos nossas convicções, está em jogo o futuro do Brasil, nossas crianças ocuparão muito em breve nossos lugares. Vamos cada vez mais tentar mostrar os melhores exemplos para elas. Eduquem as crianças para que no futuro, não se tenha que chorar lágrimas de sangue. Abraço a todos.