domingo, 16 de agosto de 2009

"VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA" (FRASE CARRO-CHEFE DE CAMPANHA DA CNBB CONTRA A COMPRA E VENDA DE VOTOS.


O jornal o POVO de hoje traz matéria sobre a produtividade da bancada cearense na Câmara Federal. A produtividade em questão foi medida com base no número de projeto aprovados, o que, é bem verdade, não pode servir, só por isso, como uma prova completa da falta de atuação dos parlamentares. Porém, o desempenho de alguns chama a atenção, como, por exemplo, o desempenho do deputado federal "votado" em Boa Viagem pelo esquema do atual prefeito, no caso o deputado Zé Gerardo. Pois não é que o homem conseguiu a proeza de não fazer sequer um pronunciamento na Câmara Federal! Em 2010, escrevam o que estou estou dizendo, o caminho que se desenha é o mesmo.


"Cearenses têm produtividade zero
Os 22 deputados federais do Ceará em atividade em Brasília não apresentaram nenhuma proposta nesta legislatura que tenha se transformado em lei.

Eles foram eleitos para fiscalizar o Executivo, discutir temas relevantes para o País, ajudar na liberação de recursos para seus estados e... Fazer leis. Nessa última tarefa, entretanto, a bancada do Ceará na Câmara dos Deputados tem deixado a desejar. Levantamento feito pelo O POVO revela que, dos projetos apresentados na atual legislatura pelos 22 deputados federais cearenses atualmente em exercício do mandato, nenhum até agora virou lei. Em outras palavras, nada do que foi proposto por eles nos últimos 30 meses conseguiu deslanchar. E resta apenas um terço da legislatura pela frente para que algo saia do papel. Falhas dos parlamentares na condução dos projetos e vários entraves no meio de campo - que vão da burocracia regimental ao ritmo lento das tramitações - ajudam a explicar a “produção zero” da bancada do Ceará. Entretanto, apesar das mil e uma dificuldades apontadas pelos deputados, experiências positivas do passado mostram que, na tarefa de legislar, é preciso muito mais que boas intenções e ideias interessantes. É preciso suar o paletó e, principalmente, estabelecer a aprovação de novas leis como prioridade do cargo. Pelo menos é o que argumentam políticos que obtiveram sucesso no desafio. “Persistência é o segredo. É você acompanhar o projeto, dialogar com presidentes das comissões, acompanhar a tramitação semanalmente, justificar a importância da proposta”, explicou o deputado federal Manoel Salviano (PSDB), ainda em exercício na Câmara. Em 2007, o tucano conseguiu transformar em lei um projeto apresentado em 2005 - penúltimo ano da legislatura passada -, que amplia para dois anos o prazo de validade do certificado de Boas Práticas de Fabricação no setor de medicamentos - documento expedido em inspeções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Formulado há mais de quatro anos, foi a última iniciativa de um dos atuais 22 deputados federais do Ceará que saiu do papel.

Outra experiência que deu certo partiu de um deputado hoje licenciado do Legislativo: o ministro da Previdência Social, José Pimentel (PT). Também em 2007, ele emplacou a lei do Super Simples, criando um sistema tributário diferenciado para microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. "

3 comentários:

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

Foram 4 mil votos dados a essa pessoa, sem o menor retorno. Nunca fez nada pelo povo de Boa Viagem, nunca mais andou por aqui e creio que faz muito bem. Desse aí, queremos distância.

Anônimo disse...

Ele não tem obrigação nenhuma de trazes nada para nossa cidade, pois ele comprou e pagou muito caro pelo os votos a Ilmo Sr. ASSEF,ESTÁ CERTISSIMO, e logo virá outro candidato e os apaixonados e ALIENADOS ELEITORES de BV, votarão de novo e haja péiaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Alguns anos atrás esse Deputado trazido por Fernando Assef, veio comprar votos em Boa viagem. Pagou e levou, Fernando recebeu uma fortuna. Até aí tudo bem! Esse mesmo Deputado foi condenado pela CPI do antigo FUNDEF, onde o relator foi o Deputado Estadual Artur Bruno. Esse deputado do Fernando Assef desviou mais de 2 milhões de reais das crianças de Caucáia. Foi condenado não pode ser candidato a Prefeito de Caucáia, colocou a mulher no lugar dele. Depois foi expulso do PSDB, encontrando abrigo no sempre fisiológico PMDB DE SARNEY. Vejam o que mais uma vez o metralha do Fernando fez com nossa cidade.