quarta-feira, 8 de julho de 2009

PT REAFIRMA POSIÇÃO PELO AFASTAMENTO DE SARNEY.


O Partido dos Trabalhadores - PT mostra que não é mera correia de transmissão do governo. O governo é do PT e o governo conta com o PT. No entanto, um partido político com a história do PT não pode deixar de exercer sua autonomia quando o assunto diz respeito aos princípios norteadores de sua fundação. As razões de governo, as vezes, conduz o executivo a posições mais moderadas, em razão, sobretudo, da heterogeneidade da base aliada. A imprensa nacional, hoje, destacou a posição do PT:


Senado
Bancada do PT contraria Lula e volta a pedir licença de Sarney
Presidente queria apoio dos petistas; senadores não recuaram, mas tentaram encontrar saída para a saia-justa
08 Jul 2009 - 18h40min
A bancada do PT no Senado decidiu nesta quarta-feira, 8, manter o pedido de licença temporária do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A decisão contraria pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a senadores petistas. O presidente queria o apoio do partido a Sarney por avaliar que a renúncia do peemedebista seria a pior solução. Os senadores concordam e não vão abandonar o senador, mas defendem que o afastamento é necessário até que as responsabilidades pelas irregularidades - atos secretos e envolvimento do neto em contratos de crédito consignado na Casa - sejam apuradas e os responsáveis, punidos. Em nota aprovada durante reunião que terminou nesta tarde, os senadores petistas afirmam que, durante toda a discussão sobre a crise no Senado, sugeriram que, "num gesto de grandeza e de garantia à credibilidade das investigações", Sarney se licenciasse temporariamente do cargo. Admitem, no entanto, que a licença é uma decisão a ser tomada somente pelo senador. Apesar dos apelos de Lula e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para que o PT declarasse apoio a Sarney, os senadores do partido não recuaram, mas tentaram encontrar uma saída honrosa para a saia-justa.

Na nota divulgada, os senadores petistas defendem uma "reforma profunda" para corrigir as distorções na administração do Senado e a criação de uma comissão suprapartidária para debater mudanças na Casa - alvo de uma sequência de denúncias de irregularidades - por meio de uma lei de responsabilidade administrativa e financeira, a partir de um projeto da bancada. Esse projeto vem sendo discutido pelo PT, sob a coordenação do senador Tião Viana (AC).

A bancada de senadores petistas propôs, ainda, a redução progressiva de até 60% do teto com despesas relativas a pessoal e sugeriu a extinção do Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) e da Unilegis, orgnanismos do Senado, além de um enxugamento do serviço de atendimento médico da Casa. Da lista de propostas apresentadas pelos senadores do PT constam ainda a extinção do pagamento de adicional salarial a funcionários participantes de Conselhos ou comissões especiais do Congresso e a redistribuição das atribuições da Primeira Secretaria do Senado, que funciona como uma espécie de prefeitura da Casa, entre os demais integrantes da Mesa Diretora. O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), afirmou que o partido nunca mudou de posição em relação às denúncias de irregularidades na Casa e a situação de Sarney na presidência: "Formalizamos por escrito o que já dissemos várias vezes: a posição da bancada é pelo afastamento temporário do presidente do Senado, mas esta é uma decisão que cabe única e exclusivamente a ele."

A nota dos senadores destaca ainda que é preciso ampliar as investigações no Senado, identificando "todos os possíveis responsáveis" pelas irregularidades. Na opinião dos senadores, porém, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público e a Polícia Federal e a Mesa Diretora do Senado já estão tomando diversas medidas para superar a crise.

5 comentários:

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

A atitude do PT em pedir o afastamento de Sarney é bem coerente, não se pode ficar segurando aquele homem por lá não. As sessões do Senado estão muito tumultuadas, o motivo é Sarney. Sarney saindo é melhor para todos, vejam o caso de Renan Calheiros, não houve prejuízos para o governo Lula. Da mesma forma que não haverá prejuizos com a saída de Sarney. Inclusive até é bem melhor para ele, evita-se maiores desgastes e o Senado volta a trabalhar em paz.

carlos*** disse...

esta atitude do PT so veio por causa da pressao popular pois pela vontade do seu chefe maior "LULA" sarney ficaria era blindado esta e a verdadeira historia, pois ele "LULA" ja tinha era intimado aos senadores aliados para que isso acontecesse nao adianta vcs quererem enganar o povo pois temos acesso a TV do senado. agoro pergunto a vcs defensores da moral e da etica, porque tamto medo da CPI da Petrobras, e nao me venham com esta historia que e para preservar a petrobras, pois se nada tenho nada temo

Petista Orgulhosa disse...

PARTIDO DOS TRABALHADORES

DIRETÓRIO ESTADUAL DO MARANHÃO

O Diretório Estadual do PT do Maranhão, reunido no auditório da Assembléia Legislativa do Maranhão, aprova a seguinte resolução:

"1. O Partidos dos Trabalhadores do Maranhão sempre se posicionou contra a oligarquia Sarney.

2. O PT, sempre que pôde, demonstrou ao País que a prática política do velho oligarca José Sarney se alicerçava no nepotismo, no clientelismo e no uso privado da coisa pública.

3. Felizmente, o Brasil agora também toma conhecimento do verdadeiro político José Sarney. De seu estilo que chantageia o presidente Lula para se manter à frente da Presidência do Senado, mesmo diante de tantos escândalos, nomeação de parentes, mordomos e “atos secretos”.
Apegar-se ao poder em benefício próprio é única lógica que Sarney reconhece na prática da política.

4. O Senado Federal não pode ficar refém das práticas do atraso.
Reformar-se é preciso. E é condição preliminar o afastamento do senador José Sarney da presidência da casa. A governabilidade do Governo Federal, a viabilização da candidatura Dilma-presidente, o enfrentamento à CPI da Petrobras não pode depender e se sustentar na permanência de José Sarney na presidência do Senado.

5. O PT-MA solidariza-se com a maioria da bancada de senadores do partido, reforça a posição dos cidadãos e cidadãs do País e, especialmente dos maranhenses, que nas praças, nas ruas, no twitter e blogs da internet, também exigem a moralização do Senado e constroem o Movimento Fora Sarney. Incentiva a todos os movimentos sociais e de juventude a também se manifestar. O destino de um governo e de um Parlamento, o futuro do País, não pode ficar sob as chantagens de um velho oligarca.

6. Em defesa da República, da ética, da transparência e moralização do Senado Federal, FORA SARNEY!”

São Luís (MA), 03 de julho de 2009.

DIRETÓRIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DO MARANHÃO

Deodato Ramalho disse...

Essa é a diferença do PT. Ouve a voz rouca das urnas, o que o mantém como o Partido mais querido do povo brasileiro. As crises que vivemos, fruto da fraqueza moral de alguns, nos fez ver que não somos infalíveis, mas o Partido foi capaz de manter sua trajetória de lutas.

Anônimo disse...

Como ós partidos são constituídos de pessoas humanas, não podemos esperar que sejam cristalinos. Os humanos são compostos de defeitos e qualidades. Portanto, sujeitos ás fragilidades. O mais importante é entender que erros cometidos precisam ser reparados. E que companheiros ajudem a realizar esta correção, dando apoio e força para curar a ferida. Nunca colocando o lixo embaixo do tapete.