segunda-feira, 27 de julho de 2009

INQUÉRITO SOBRE PESQUISAS MANIPULADAS. ICOP É DENUNCIADO.

Emmanuel Girão atuou na coordenação dos trabalhos do Ministério Público na última eleição (Foto: José Leomar)

SUPOSTAS FRAUDES
MP aciona institutos de pesquisas eleitorais
As denúncias sobre abuso em pesquisas eleitorais foram abordadas na AL após as eleições de 2008. Para apurar denúncia encaminhada pela Assembléia Legislativa, em novembro do ano passado, sobre supostas publicações de pesquisas fraudulentas durante a campanha no Interior, a procuradora geral de Justiça, Socorro França, designou uma comissão especial de promotores de Justiça formada por Emmanuel Roberto Girão (coordenador do Centro de Apoio Eleitoral), Jarlan Barroso Botelho e Fabrício Barbosa Barros, além do técnico ministerial, Samyr Góis, em dezembro do ano passado. Seis meses depois, o referido grupo concluiu a apuração, apresentando um relatório, datado em 5 de junho último, apontando algumas irregularidades em três dos nove institutos de pesquisa investigados pelo Ministério Público, citando ainda a inexistência de legislação que imponha parâmetros para a realização de pesquisas, a fim de fiscalizar o cumprimento do rigor científico das mesmas, assim como aferição de idoneidade e dos métodos realizados.IrregularidadesA comissão de promotores apurou supostas irregularidades em pesquisas eleitorais em 20 municípios (dados remetidos pelos promotores das respectivas comarcas) e investigou a atuação de nove institutos de pesquisa do Estado. Em relação às cidades, foram confirmadas irregularidades em quatro. Em outras sete os processos foram arquivados e os demais ainda estão em curso.

(...) o promotor ofereceu ação penal contra José Gerardo Rodrigues, representante do Instituto Cearense de Opinião Pública (Icop), por prática de crime previsto nos artigos 350 (Código Eleitoral) e 69 (Código Penal).

- Matéria completa: Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=657562

10 comentários:

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

A Manipulação das pesquisas em época de eleição confunde o eleitor, retrata uma situação inexistente, mostra desonestidade em quem a publica e sobretudo vai de encontro a todas as normas jurídicas em vigor. Além de ser altamente prejudicial na parte psicológica, pois aqueles que ainda não tiverem escolhidos seus candidatos, podem escolherem errado. Portanto é crime eleitoral e deve ser punido exemplarmente.

Anônimo disse...

O Prefeito de Boa Viagem Fernando Assef e o Vereador Valdeni Vieira, mandam o seguinte recado para a população de Boa Viagem:

"malandro é malandro, mané é mané."

PS. No caso aí, quem é o malandro??
Quem são os manés????

Alfredo Carlos !! disse...

Amigos blogueiros,

Esse negócio de dizer que fulano tirou mais de 100 mil votos numa eleição passada, não é tão seguro assim não. Lembram-se do Delegado Cavalcante?? Na eleição de 2002 para Deputado Estadual ele tirou 145 mil votos. Entretanto na eleição de 2006, o mesmo Cavalcante tirou apenas 45 mil votos, ficando na suplência. Portanto não confiem em eleições passadas, cada eleição retrata um momento político.

Claudio disse...

POr falar em promotor será que o bravo dsr. Amorim promotor de Boa Viagem já tá sabendo dessa história do posto de gasolina dentro do rio Boa Viagem? será mesmo que é verdade mais essa agressão ao nosso já quase morto rio?

Anônimo disse...

ATENÇÃO PREFEITO DE BOA VIAGEM. O PROCESSO 2008.0023.5898-7/0 ESTÁ CONCLUSO PARA O PRESIDENTE DO TJ DÁ A SENTENÇA. CORRA E FAÇA LOGO ALGUMA COISA PORQUE A SENTENÇA VAI SER A FAVOR DO POVO HONESTO DE BOA VIAGEM, DENTRE OS QUAIS ME INCLUO. INFELIZMENTE V. EXA. NÃO FAZ PARTE DESSA LISTA,

Anônimo disse...

ESSA LICENÇA DO POSTO QUE O SECRETÁRIO EDSON LIBEROU, FOI UMA ORDEM DO ATUAL PREFEITO PARA PAGAR O ACORDO FEITO COM O VICE. ENQUANTO A FAMÍLIA ASSEF LEVA O GROSSO, O VICE INEXPRESSIVO ISMAEL FICA SÓ COM AS SOBRAS, E AINDA POR CIMA PARA O SEU PATRÃO EZAÚ. AH ESQUECI, O VICE TEM UMA FILHA EMPREGADA NÃO SEI AONDE NA PREFEITURA DE BOA VIAGEM.

Anônimo disse...

A saúde tá lotada de apadrinhados: é a filha do vice prefeito, é a filha do ex vereador walquimar, é a nora do Dr. Evaldo, é a esposa do dr. Gutemberg no hospital e por ai vai...
oh trenzinho bom!!
e o SAAE também não está ficando atrás não; é o irmão do vice prefeito é a sobrinha do presidente da Câmara e etc..

oh! trem boooommm!!!

tem mais...

Anônimo disse...

Os devotos do Prefeito Assef viviam nos bares apontando os aposentados que trabalhavam na gestão passada TRABALHAVA MESMO, não fazia de conta. Continuando, Hoje esta muito pior, Sr. Vorê , Izabel do Alicio, Nenem do Alfredo (não sei se já assumiu)Rosicler Machado, Euriza Leal (Alguem emprestou o nome a ela, a mesma recebe pela Câmara Municipal, depois conto mais.

Anônimo disse...

Boaviagenses,
A principio nao sabia onde inserir esse pequeno comentário, mas resolvi de qualquer forma colocá-lo nesse espaço. Quero dizer que tambem estive presente ao I Encontro dos Filhos e Amigos de Boa Viagem, foi uma confraternização muito gostosa, onde nos encontramos com pessoas que faziam vários anos que não víamos. Parabéns aos organizadores, seria muito interessante que outros eventos dessa natureza fossem realizados.
Mas que tristeza, o Sr. prefeito não compareceu e não deu nenhuma importância ao encontro, mas já esperávamos isso afinal o nosso gestor tem outros compromissos mais importantes, não é isso prefeito? Fernando, não adianta voce ficar enclausurado porque os boaviagenses já lhe conhece, na verdade essa administração é uma das piores que já conheci em toda história política administrativa de nosso município. Sabemos que você foi convidado, mas não deu a devida importância, mas espero que voc~e reconheça os erros e passe a participar mais ativamente desses encontros, afinal porque tens medo? Não diria que você está com a consciência pesada, porque sabemos que isso você não tem.
Ah! Boa Viagem, seu povo não merece tanta coisa ruim, emanadas por este prefeito que só pensa em si e em meia dúzia de pessoas que ele utiliza como maionetes. Sabe procuro ações de políticas públicas para o povo, e o que vejo é muita enganação. Agora espero apenas pela justiça divina, porque o SER supremo DEUS não falha e sua mão não faz curvas como a justiça humana.
Faço aqui um alerta a todos os boaviagenses, devemos estar atentos e denunciá-lo em todas as ações que vem de encontro aos interesses públicos.
Quanto ao Rio Boa Viagem, já comentei em outras oportunidades que esse Secretário está lá apenas para receber o dinheiro, afinal ele não entende de nada, muito menos de meio ambiente. O licenciamento para funcionamento do Posto está nas mãos da SEMACE, porque se depender do Sr. prefeito o posto será construído, afinal foi um compromisso de campanha.
BOA VIAGEM PEDE SOCORRO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O QUE FAZES A IRMA DO PREFEITO ANA ASSEF DENTRO DE UMA PREFEITURA O DIA TODINHO COM AS PORTAS FECHADAS??? O PREFEITO FERNANDO ASSEF PASSOU TODA A CAMPANHA PREGANDO QUE A PREFEITURA SERIA ABERTA AO POVO E ADMINISTRAR PARA O POVO OU PREFEITINHO MITIROSO. AGORA SIM A PREFEITURA É FECHADA NA PARTE DA TARDE ONDE AS PESSOAS NAO PODEM ENTRAR AHAHAHAHAHAHAH ISSO É QUE CUIDAR DO POVO?????????
E SUA IRMA Q FAZES MESMO????SERÁ QUE TEM ALGUMA MARACUTAI ESCUNDIDA??? TALVEZ ELA ESTEJA FAZENDO MAIS UM PEZINHO DE MEIA PARA O FUTURO???? NAO É ANINHA ASSEFINHA??? ATÉ LOGO