sábado, 27 de junho de 2009

PRESIDENTE LULA ABRE CANAL DIRETO COM O POVO POR MEIO DO "O POVO".


O POVO começa a receber perguntas ao presidente

O jornal publica, a partir de 7 de julho, a coluna O Presidente Responde, que toda semana trará respostas do presidente Lula a perguntas de leitores enviadas a jornais de todo o País. As questões podem ser enviadas por email ou pelo portal do O POVO Online
27 Jun 2009 - 00h36min

A partir de 7 de julho, perguntas de leitores serão respondidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma coluna semanal chamada O Presidente Responde e que será publicada pelo jornal O POVO. Para participar, o leitor deve enviar uma pergunta ao jornal por email (mailto:%20politica@opovo.com.br) ou por um link disponível no portal do O POVO Online (http://www.opovo.com.br/). Com a questão, deve-se incluir nome completo, idade, ocupação e a cidade onde mora o leitor que a formulou. As questões devem tratar de temas relacionados a políticas públicas do Governo Federal, mas que tenham relevância jornalística, para que as respostas sirvam como um meio de prestação de contas do Governo Lula com a sociedade, segundo informou a Secretaria de Comunicação do Planalto.

A coluna será publicada sempre às terças-feiras, com três perguntas de leitores, com as respectivas respostas do presidente, escolhidas entre todas as enviadas pelos jornais cadastrados pelo Palácio do Planalto para divulgar a coluna, em todo o País. Para publicar a coluna, o jornal tinha de se cadastrar na Secretaria de Comunicação da Presidência e aderir ao modelo proposto pelo Planalto, com a reprodução na íntegra do texto enviado. A coluna será a mesma em todo o Brasil a cada nova publicação. Perguntas Toda semana, o jornal O POVO remeterá à Presidência perguntas de leitores do Ceará.

Para participar dessa primeira seleção, é necessário enviar a questão até a próxima terça-feira, dia 30, pela manhã. A intenção do Governo Federal é fazer um rodízio de perguntas entre os jornais cadastrados, levando em conta também a região de origem e os temas tratados pelos leitores. O presidente Lula já possui um canal de comunicação com a população, pelo programa de rádio Café com o Presidente, produzido pela Radiobras e levado ao ar toda segunda-feira em quatro horários, em rede nacional de emissoras.

A iniciativa da coluna, porém, será a primeira a estabelecer uma interlocução direta entre os cidadãos e o presidente, pelo formato de perguntas e respostas a ser adotado. Ainda no final de julho, a Presidência da República lançará um blog, mas que não terá a participação direta do presidente Lula, mas sim de assessores. O blog também será usado para a divulgação de ações do Governo.

Entre outras iniciativas de comunicação, o Governo planeja lançar uma TV pública e entrar no universo do Twitter ainda este ano.


VAMOS NÓS: O nosso blog reproduzirá o "Presidente responde" , a partir dos jornais que irão participar do projeto.

Um comentário:

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos blogueiros,

Vocês agora através dos seus E-mails poderão fazer perguntas ao Presidente Lula, o Jornal o Povo enviará ao Presidente e você terá a sua resposta muito em breve. Tudo isso nos mostra a transparência de uma Adminstração que constrói um Brasil para todos os brasileiros.