quarta-feira, 3 de junho de 2009

BARACK OBAMA QUER LULA COMANDANDO O BANCO MUNDIAL.


O nosso presidente Lula, para orgulho dos brasileiros e do PT, se consolida como uma grande liderança mundial. Como deixará a presidência no final de 2010, até por que é contra qualquer tentativa de alteração da Constituição que permita a disputa pelo terceiro mandato (mais uma diferença do entreguista Fernando Henrique Cardoso, que patrocinou, inclusive com compra de parlamentares, a emenda da reeleição), o presidente Lula está sendo sondado para assumir o comando do Banco Mundial. A idéia vem sendo acalentada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como sinal de reconhecimento ao trabalho do governo do PT. Vejam a matéria da Folha de São Paulo (aliás, a Folha de São Paulo fica p. da vida quando tem que dar uma notícia dessa):

Lula é sondado para presidir Banco Mundial
Postado em 3 de junho de 2009 às 21:20 em Política
“Representantes do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sondaram pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para saber como ele reagiria a um convite para ser o novo presidente do Banco Mundial, segundo informações da última edição da revista “Exame”. De acordo com a revista, a resposta para o questionamento é que Lula se sentiria, no mínimo, honrado com o convite.
Desde a sua criação, há 65 anos, o Banco Mundial é comandado por um americano, em um acordo tácito com os europeus, que em contrapartida indicam sempre o presidente do FMI (Fundo Monetário Internacional). O atual presidente do Banco Mundial é Robert Zoellick, que deixa o cargo em 2011.
Segundo a “Exame”, Obama pretende mudar o perfil do Banco Mundial, apoiando mais o desenvolvimento social. Lula –a quem o presidente americano já chamou de “O cara” e de “o político mais popular do planeta”– se encaixaria nesse perfil devido à sua trajetória de vida e por seu governo ter diversos programas sociais, sendo o Bolsa Família o mais conhecido.
Ontem, o britânico “The Guardian” e o espanhol “El País” fizeram reportagens repercutindo a informação. Questionado pelo diário espanhol sobre a veracidade da informação, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, disse que não comentaria rumores.
Há duas semanas, a revista americana especializada em relações exteriores “Foreign Policy” informou que Obama tinha em mente para o cargo o presidente brasileiro ou o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Porém, Singh foi reconduzido ao cargo de primeiro-ministro após as eleições parlamentares do seu país na semana retrasada, o que inviabilizaria a sua ida para o Banco Mundial.”
(Folha Online)

Um comentário:

Alfredo Carlos ! disse...

Amigos blogueiros, vejam só essa notícia. O Presidente da maior nação do mundo faz essa revelação, quer Lula comandando o banco mundial. Alguém dirigiu o País por 8 anos, e sequer foi lembrado para nada. Tem mais gente querendo ser importante e nunca foram lembrado para nada fora do Brasil. O nosso Presidente metalúrgico, oriundo do ABC paulista e do Agreste Pernambucano, com seu carisma e simpatia de homem do povo, tem hoje o privilégio de ser lembrado para algo de extrema envergadura. Afinal o banco mundial, é uma instituição financeira das mais importantes do Mundo. Talvez agora, os tucanos e Demos se convençam da liderança mundial do nosso Lula. Forte abraço em todos.