quarta-feira, 6 de maio de 2009

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SAÚDE. MÉDICO APRESENTADOR DO PROGRAMA "NOVAS IDADES" COBRA ATITUDE SOCIAL DE TODOS.

Antero Coelho Neto, médico e doutor pela UFC, post-doutorado em Medicina na Universidade de Harvard, especialização no Albert Einstein Medical Center de Filadélfia, ex vice-diretor e um dos criadores da Faculdade de Medicina da UnB, criador e ex-reitor da Unifor, professor de Medicina e de Gerontologia, ex-representante da OPS/OMS na Colômbia e na Venezuela, ex-consultor da Fundação Kellogg na América Latina. Coordena o Programa “Novas Dimensões” do Pacto de Cooperação, na Rádio AM do Povo, desde 1997. Atualmente é diretor do IQVida-Instituto para a Qualidade de Vida. Autor de 24 livros sobre Medicina, Educação, Planejamento Estratégico, Qualidade de Vida, Longevidade e Literatura.E-mail: anterocoelho@brasilcidadao.org.br
Responsabilidade social e Saúde
Muitos estão perguntando o que significam expressões, que agora estão cada vez mais presentes e atuantes, como: "saúde e responsabilidade social", "promoção da saúde com satisfação de viver", "saúde corporativa", "saúde com qualidade de vida" e outras. E já estamos muito atrasados na tentativa de desenvolvermos mais ações e projetos dirigidos com estas finalidades. É exatamente a falta de um "sentimento" de cidadania dirigida para o público não governamental que nos diferencia dos países mais desenvolvidos. Fomos orientados, durante muitos anos e ainda continuamos, para um "público-governo" em que os bens são na maioria de "propriedade governamental". Quase tudo é de responsabilidade do governo. A rua e a praça, símbolos da nossa sociedade, são "para" e não "do" povo. E é isto que faz a grande diferença. Esta praça deve ser do povo e não apenas para o povo. Esta praça é nossa! E não do governo para o povo.
O Governo constrói esta rua para o povo, que passa a ser o seu dono. Porque o povo lhe deu o direito e a responsabilidade para isso. O governo faz porque nós queremos que faça a praça e passa a administrá-la porque nós lhe damos essa função. E muitas praças nós mesmos iremos administrá-las. E, como praças, também estão hospitais, centros de saúde, ambulatórios, campanhas de saúde pública e muito mais. Desse direito nasce em contrapartida: a nossa responsabilidade social individual e coletiva; E isto em saúde é de suma importância porque são muitos os direitos que temos de adquirir, assumindo muitos deveres e funções que darão muito trabalho. Esta praça sendo minha, tenho de ajudar a limpá-la e conservá-la. E toda uma nova conduta social aparece. E muitas palavras novas tomam sentidos mais rigorosos e valorosos como o da responsabilidade individual e coletiva.
As organizações particulares, muito mais "inteligentes" estão, rapidamente, adotando a prática da responsabilidade da "saúde corporativa", como já destaquei em artigo anterior quando fui convidado para participar de vários de seus programas. Os resultados têm sido enormes e de grande significado no sul do país. Nos países desenvolvidos já não basta que as pessoas tenham somente saúde, mas sim que alcancem saúde com qualidade de vida, longevidade saudável e com satisfação de viver.
E assim crescem as nossas responsabilidades individuais no Índice de Desenvolvimento Humano, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida, Extensão da Vida, Longevidade Digna, etc. Alguns desses conceitos começaram a ser falados em nosso país mas muito pouco tem sido feito.
É necessário correr para compensar o prejuízo caso contrário, ficaremos sempre perdendo o bonde que passa. Desculpem o lamento. É que tenho sofrido muito nos últimos anos de luta pela nossa responsabilidade pública, mas também individual sobre Qualidade de Vida, Promoção da Saúde e Longevidade ativa, criativa e saudável.
Os políticos têm prometido muito e pouco feito. O tempo está passando e o brasileiro ficando velho (como eu próprio) com um ótimo Estatuto do Idoso sem ser aplicado. Até quando? Desculpem o meu "Delenda Cartago", mas como "água mole em pedra dura tanto bate até que fura..." (Jornal O POVO de hoje - Caderno Opinião).
Nota do blog:
A partir de sábado (dia 09.05.09), de 11h00 às 13h00 - Será apresentado o programa Novas Idades, na Canudos FM 104.9 - do Centro de Defesa dos Direitos de Humanos de Boa Viagem.
Programa será reprisado todos os domingos de 7h00 às 08h00 - Na Am Liberdade 1.310, numa parceria com a Rádio FM Universitária - Fortaleza - que leva ao ar o mencionado programa, sob o comando do renomado e militante do direito à qualidade de vida, médico Antero Coelho Neto.

Um comentário:

Alfredo Carlos ! disse...

Parabéns ao Blog pelos comentários feitos pelo Dr. Antero Coelho Neto. Realmente responsabilidade social, é algo que atinge todos nós. Ninguém está ileso, ninguém pode passar incógnito aos problemas que nos cercam hoje, cada um deve pensar um pouco na situação do seu vizinho, esquecer isso, é esquecer a própria existência da vida.